Educação: como é o curso de engenharia de produção e quais as melhores universidades do nordeste nesta área?

É inegável que em todo o país diversas modalidades de Engenharia estão entre os cursos mais buscados e escolhidos por universitários e jovens que estão decidindo sua futura profissão e trajetória profissional.

Desde a Engenharia Agronômica, extremamente comum em regiões como o sudeste, o nordeste e o centro-oeste, até a Engenharia Petrolífera, extremamente restrita a poucas instituições de ensino, as engenharias são extremamente populares de maneira geral.

Dentre elas, uma das mais procuradas é a modalidade de Engenharia de Produção. Juntamente com a mecânica, estas duas modalidades formam as duas mais populares de todo o Brasil.

Mas qual é exatamente o papel do engenheiro de produção e qual a importância deste profissional? Por que sua atuação é tão requisitada no mercado atual e por que a profissão tende a ser cada vez mais valorizada?

Para compreender um pouco mais sobre esta importância e sobre a atuação destes engenheiros, é preciso entender um pouco mais sobre o curso superior em Engenharia de Produção, a sua grade curricular e até temas para TCC de engenharia de produção.

Faculdade: os cursos superiores em Engenharia de Produção

Como vimos acima, o curso superior em Engenharia de Produção é um dos mais populares de todo o país. Logo, há diversas linhas de pesquisa que são abordadas nesta área e, diariamente, novas linhas e ideias são criadas.

A engenharia de segurança no trabalho, a automação industrial, o desenvolvimento de procedimentos industriais otimizados são todos segmentos extremamente explorados neste campo, ultimamente, por exemplo.

Além disso, estas duas áreas abrigam uma produção massiva de trabalhos de conclusão de curso, projetos de pesquisa e novas ideias oriundas da pós-graduação em Engenharia de Produção.

No entanto, como exatamente funciona esta área? Como escolher entre a Engenharia de Produção e outro tipo de engenharia? Bem, nada melhor do que conhecer a área em questão para sanar suas dúvidas.

Os cursos superiores em Engenharia de Produção, apesar de serem variáveis de acordo com sua instituição de ensino, possuem um padrão extremamente claro nos conceitos que são abordados ao longo dos quatro anos (em média) de graduação.

Logo, outra boa maneira de verificar se este realmente é um curso que combina com seu perfil é através da consulta por TCC de engenharia de produção pronto, a fim de entender um pouco mais do que é pesquisado na área.

Qual a grade curricular vista na Engenharia de Produção?

Em seus quatro anos de duração, diferentes disciplinas e frentes de estudo são abordadas, podendo dar ideias aos alunos sobre possíveis áreas de especialização a se seguir. Dentre estas disciplinas, podemos ressaltar as seguintes:

  1. Sistemas de Produção
  2. Responsabilidade Social
  3. Desenvolvimento Sustentável
  4. Segurança do Trabalho
  5. Desenvolvimento de Produto
  6. Investimentos, Custos e Riscos
  7. Inovação
  8. Gestão da Informação e Conhecimento
  9. Pesquisa Operacional
  10. Logística

Muitas das disciplinas do curso de Engenharia de Produção estão diretamente relacionadas com o ato de comprar, através de áreas como a logística e a pesquisa operacional.

Portanto, uma grande gama de artigos e monografias na área é voltada justamente para estas duas especializações, fazendo delas as frentes mais concorridas na área.

Durante o período na faculdade de Engenharia de Produção, é necessário que o aluno também desenvolva competências como o raciocínio lógico e a resolução de problemas. Ambos elementos diretos da matemática e das ciências exatas.

Logo, o curso de Engenharia de Produção também não é recomendado para aqueles que possuem aversão a números, sendo que vários alunos apresentam dificuldades e precisam de ajuda com a psicologia para estudar um curso tão denso e tão pautado nas exatas.

Ou seja, é necessário adquirir um mindset específico para obter sucesso na Engenharia, caso você ainda não o tenha.

Quais universidades nordestinas oferecem o curso?

Agora que vimos alguns detalhes sobre a estrutura da graduação em Engenharia de Produção, como a grade curricular, o tempo de duração do curso e as competências necessárias e desenvolvidas ao longo do curso, é necessário conferir onde estudar.

Na região nordeste estão algumas das universidades mais renomadas e reconhecidas de todo o país, como por exemplo a UFC e a UFPE.

Contudo, várias outras instituições oferecem o curso, sendo elas públicas ou particulares. Com isso, o nordeste vem se tornando um grande pólo nesta área.

  1. Universidade Federal do Ceará
  2. Universidade Federal de Pernambuco
  3. Universidade Estadual da Paraíba
  4. Universidade Federal do Sul da Bahia
  5. Universidade Federal de Sergipe

Hoje não é necessário se deslocar para outras regiões do país em busca de estudo. O Ceará, por exemplo, vive quebrando recordes educacionais em todo o país, mostrando a força do ensino nordestino, sobretudo em nível universitário e de pós-graduação.

Portanto, há uma facilidade muito maior para realização deste curso, sobretudo com a oferta de ensino remoto por uma grande gama de faculdades, o que pode ser uma razão extra para ingressar no ensino superior neste ano!


Compartilhe:

Comentários: