Em coletiva Zito Barbosa agradece, fala da atual e futura gestão

Jaime Modesto

Em coletiva a imprensa local o prefeito reeleito de Barreiras com mais de 70,3% dos votos válidos, Zito Barbosa, acompanhado do vice-prefeito Emerson Cardoso, dos vereadores eleitos e reeleitos em sua coligação e do deputado estadual Antonio Henrique Júnior, o evento aconteceu no Cerimonial Gil França, nesta terça-feira (17).

Zito Barbosa iniciou sua fala parabenizando a todos os eleitos para o quadriênio 2021/ 2024, e lembrou que a coligação foi composta por nove partidos, considerada uma união histórica em Barreiras. “Entre as dez maiores cidades da Bahia, Barreiras foi a que teve um maior percentual na votação, o suficiente para eleger 17 dos 19 vereadores que compõem o legislativo municipal. Nossa coligação venceu em todas as urnas da cidade e da zona rural, dando uma mostra de que a população estava satisfeita com o trabalho realizado nos últimos quatro anos”.

Respondendo ao questionamento do Jornal Gazeta do Oeste referente ao resultado da eleição de Salvador, que elegeu o vice-prefeito de ACM Neto com 64% e o expressivo resultado da eleição de Barreiras, se esse fato o credenciaria para uma cadeira no Legislativo Estadual ou Federal e até mesmo postular uma vaga de vice-governador em 2022, Zito foi enfático em sua resposta. “Fui eleito para prefeito de Barreiras, o meu compromisso é com Barreiras. Por tanto, até então, não pensei em um voou mais alto”.

Ao ser questionado de que o prefeito era conhecido por “Prefeito do Asfalto” e de que não teria dado a mesma atenção na saúde e na educação, Zito Barbosa contestou, afirmando que além do trabalho na infraestrutura, nunca se fez tanto pela educação, pela saúde, pelo esporte, pela segurança pública e pela agricultura como nestes últimos quatro anos. “Trabalhamos e investimos em todas as áreas. Nunca se construiu tantas unidades de saúde e nenhuma gestão anterior realizou mais cirurgias do que nós. Na educação requalificamos 32 escolas municipais e construímos novas e modernas escolas. Na cultura conseguimos resgatar festas como o carnaval e criar outras como o grande São João de Barreiras, o Festival Primavera, a Páscoa e o Natal no Parque. Não tenho qualquer dúvida, que o que mais agradou a população foi ver o asfalto passar em frente a sua casa. Não tem coisa pior que o trabalhador sair de sua casa e ter que botar o pé na lama ou uma dona de casa limpar sua residência e o pó ou a lama sujar tudo novamente”, relatou o prefeito.

Zito lembrou que na campanha de 2016 visitou todos os bairros da cidade, bem como as localidades da zona rural e o grande clamor da sociedade era o asfalto. “É por isso que fizemos o maior programa de pavimentação asfáltica de todo o Nordeste do Brasil”, pontou.

Equipe de governo 

“Montamos uma equipe extremamente técnica no primeiro mandato e em função disso conseguimos avançar muito em todas as áreas. Foi uma equipe competente que soube conduzir os servidores de cada pasta, de cada secretaria. A partir de agora vamos nos reunir com todo o grupo que esteve unido nestas eleições. Afirmo neste momento que essa união histórica não foi formada apenas para vencer a eleição, mas para continuar o trabalho por Barreiras nos próximos quatro anos e não temos nada a temer quanto a mudanças na equipe de secretários”, reforçou o prefeito.

Segundo Mandato I

Quando perguntado sobre o que gostaria de ter feito no primeiro mandato, mas não conseguiu fazer e qual será a grande obra que irá marcar seu segundo mandato, o prefeito reeleito falou que sempre foi claro nos lançamentos de obras ou nas inaugurações que não conseguiria fazer tudo o que Barreiras precisa em quatro anos, mas que sua equipe iria se esforçar ao máximo para fazer muito mais do que a população estava esperando. “Tenho certeza que fizemos muito mais do que era o esperado nesse primeiro mandato, mas uma das coisas que gostaria de ter avançado mais é na área de saúde. Enquanto conseguimos financiamento para aplicar e melhorar a infraestrutura da cidade, o mesmo não ocorreu na área de saúde, e tudo o que foi feito através da aplicação de recursos próprios. Em relação a obra que acredito que irá marcar meu segundo mandato, será a construção do primeiro Hospital Municipal com uma ala exclusiva para atender a pediatria e uma nova maternidade em anexo ao hospital. Outro foco nessa próxima gestão é a construção de um Centro de Convenções que deverá atrair muitas pessoas para Barreiras. Somos um polo de saúde, de educação, de agronegócios e de serviços e pretendemos movimentar a cidade durante todo o ano com a construção de um Centro de Convenções”.

Segundo Mandato II – Sobre superar o volume de obras do primeiro mandato, Zito relembrou seus três mandatos quando foi prefeito na vizinha cidade de São Desidério. “Quando me elegi em 1996, procurei aumentar a receita do município para que pudesse realizar obras. Nas eleições seguintes, em 2000, a oposição tentava ludibriar o povo de São Desidério, com a afirmação que por ter trabalhado no primeiro mandato, não faria nada no segundo, que seria como café requentado. Venci as eleições naquele ano e fiz um mandato com mais obras e quando me elegi pela terceira vez, fiz mais obras que no primeiro e no segundo mandatos. Aqui em Barreiras, podem ter certeza, vamos fazer muito mais do que fizemos na primeira gestão”.

 

 

 


Compartilhe:

Comentários: