Festas de São João e São Pedro movimentam a região oeste da Bahia

Neste final de semana os festejos acontecem em Baianópolis, no Sítio do Rio Grande, Distrito de São Desidério e, em Bom Jesus da Lapa.


Parque de Exposições Engenheiro Geraldo Rocha. Foto: Dircom Barreiras

Ivana Dias

Depois de dois anos sem festas juninas devido à pandemia, a população da região oeste da Bahia reviveu a tradição nordestina, com muitos shows, quadrilhas, comidas típicas e animação. O Arraiá do Parque foi realizado de 22 a 24 de junho, no Parque de Exposições Engenheiro Geraldo Rocha.

Durante os cinco dias, mais de 230 mil pessoas curtiram a festa, no local os visitantes prestigiaram a Vila do São João onde uma cidade cenográfica foi montada com réplicas dos prédios antigos de Barreiras, como a loja do Germano, A Soberana, Casa Nunes, Delegacia, Cine Roma, Bar do Vieira, Céu Azul e a Clínica de Saúde São João.

A Vila do Forró agradou os apreciadores da gastronomia regional e do autêntico forró. Teve ainda, Arraiá do Food Trucks, Concurso de Quadrilhas e mais de 30 atrações musicais que se apresentaram, entre artistas locais e nacionais como Maiara e Maraisa, Israel e Rodolfo, Gustavo Mioto, Canários do Reino, João Neto e Frederico, Léo Magalhães, Waldonys, Israel e Rodolfo, Hugo e Guilherme, Donas do Bar, Bel Lima, Calango Aceso, Thullio Milionário, Luiz Bento e Aduílio Mendes.

“Visitei todos os espaços dessa grandiosa festa que realizamos com muito carinho, o São João de Barreiras se consolida como o maior São João da Bahia, uma festa digna da nossa Capital do Oeste e da alegria da nossa gente! Toda nossa equipe se empenhou e dedicou todos os esforços para entregar uma festa linda, organizada e acolhedora para todas as famílias de Barreiras, do Oeste e dos estados vizinhos que escolheram nossa cidade como destino da alegria”, destacou o prefeito de Barreiras, Zito Barbosa.

Foto: Dircom Barreiras.

Como em anos anteriores, o Arraiá do Vale Produtivo teve o seu lugar para apresentar à população produtos da agricultura familiar produzidos e comercializados em Barreiras – doces, petas, licores, cacau, derivados da mandioca, peixes, camarão e uma variedade de molho de pimenta. A vitrine de negócios para a agricultura familiar também proporcionou a exposição de histórias de sucesso, a exemplo dos produtores da Fazenda Casulo, que apresentou para o público a cachaça Cabeceira dos Gerais, a primeira cachaça artesanal engarrafada do município.

Luís Eduardo Magalhães

 

Foram cinco dias de festa na Vila Junina. Foto: Ascom LEM.

Em Luís Eduardo Magalhães o Arraiá do LEM aconteceu de 16 a 18 de junho, na Vila Junina. A estrutura montada no bairro Santa Cruz contou com uma vila cênica em um dos circuitos da festa, área gastronômica e área de shows para apresentação de artistas regionais e nacionais como Bel Marques e Wesley Safadão, que atraiu um público recorde de 35 mil pessoas para o evento.

“Fiquei muito feliz em acompanhar e ver as famílias participando, foi algo que surpreendeu muito, ver os pais trazendo seus filhos numa festa tão alegre que é o São João”, disse o prefeito de Luís Eduardo Magalhães, Júnior Marabá.

No período de 24 a 25 foi realizado o concurso de quadrilhas que abrilhantou a festa com muita dança, Tira o Pé da Brasa é campeã da edição 2022, com o tema: “Entre todas as flores eu escolhi você”. No segundo lugar ficou Cai Mas Não Cai e o terceiro foi para Ki Balanço. Também foram escolhidas a melhor rainha – Vanessa Rana, o melhor marcador (a) – Joice Nogueira da Tira o Pé da Brasa e o casal de noivos – Rodrigo e Eliana da Tira o Pé da Brasa.

Foto: Ascom LEM.

De acordo com a Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães, a festa reuniu público recorde de 79 mil pessoas. A economia do município foi beneficiada com o impulsionamento do comércio com mais de 200 milhões injetados durante os cinco dias de festa, nos setores de serviço, alimentação, supermercado e hotelaria e ainda, a geração de mais 200 empregos diretos e indiretos.

 

São Desidério

 

A festa atraiu cerca de 20 mil pessoas. Foto: Ascom SD.

Em São Desidério os festejos juninos começaram com o Forró do Sítio Grande de 10 a 12 de junho. Foram três dias de festa no Espaço Edson José de Souza, no Distrito de Sítio Grande, a 15 km da sede. A organização comemorou o sucesso do retorno da festa que atraiu cerca de 20 mil pessoas, mais de 10 artistas se apresentaram entre eles, o forrozeiro Targino Gondim, Banda Magníficos, Jonas Esticado, Banda 100 Parea, Biu do Piseir, Kevi Jonny e ainda, shows pirotécnicos que iluminaram as noites de São João.

“Trabalhamos com muito carinho e empenho para realizar este festejo que faz parte da nossa cultura, estamos contentes com o resultado, conseguimos organizar este retorno com qualidade em todas as áreas que envolvem o evento”, ressalta o secretário da SECULT, Florentino Souza.

Foto: Ascom SD.

Já nos dias 24 e 25 de junho, o São João da Praça Aberlado Alencar apresentou o brilho das quadrilhas no Concurso Regional de Quadrilhas Juninas. Ao todo, 12 grupos se apresentaram e a campeã de 2022 foi a quadrilha O Encanto do Oeste, representante da cidade de Barreiras, retratando o tema “O Terço- Fé, Sofrimento e Dor”.

O segundo lugar foi para a Junina Luar do Nordeste e o terceiro ficou com a quadrilha Sapecou Queimou, também de Barreiras. A quadrilha Cai mais não Cai de Luís Eduardo Magalhães ocupou o quarto lugar. Os shows musicais com atrações locais também animaram o público.

 

Baianópolis

O Arraiá de Dubai acontece em Baianópolis, serão três dias de muito forró, alegria e animação com atrações de renome nacional, artistas locais e apresentações de quadrilhas juninas.

A programação está prevista para acontecer de 01 a 03 de julho. Na sexta-feira (01), as atrações serão Caviar com Rapadura, Forró do Muído, Nego Deca, Milton Lopes e Aurinho e Danilo. No sábado (02), a animação ficará por conta das atrações Janaína Alves, Tierry, Beat Paredão e Lucas e Maycon. Para encerrar o São João de Baianópolis, no domingo (03), será a vez de Marcynho Sensação, Washington Brasileiro, Rafa Araújo e Gabriel Alencar.

Também no domingo, a criançada vai se divertir com as atrações kids, Ramonzinho Show, Os vaqueirinhos ostentação da Bahia e Samuel Souza. O evento é uma organização da prefeitura de Baianópolis por meio da Secretaria de Esporte, Cultura, Lazer e Juventude.

 

Celebrando São Pedro

 

A segunda edição do Festejo de São Pedro será realizada nos dias 01 e 02 de julho, no Distrito de Roda Velha de Baixo, distante 130 km da sede de São Desidério. A programação deste ano tem início a partir das 21h e inclui apresentações culturais de quadrilhas e shows musicais.

Na sexta-feira (01), se apresentarão Gean Lima, Denis Baião de 2, Darley Macedo e Marquinhos Bahia. No sábado (02), a animação ficará por conta de Rayam Thellys, os Primos do Forró, sendo as principais atrações da noite as bandas Gatinha Manhosa e Lambasaia.

“Tudo está sendo organizado com carinho para que esta festa seja um sucesso, Roda Velha é um distrito muito grande e são importantes esses momentos de lazer e valorização cultural em todos os pontos do município, convidamos a todos para participarem desse festejo tão bonito e animado”, convidou o secretário da SECULT, Florentino Souza.

 

Bom Jesus da Lapa

 

 

A tradicional Festa do São Pedro de Bom Jesus da Lapa foi confirmada desde o mês abril. “Nós decidimos realizar o São Pedro em Bom Jesus da Lapa e com certeza vai ser o melhor da região”, afirmou o prefeito Fábio Nunes.  A festa volta a acontecer após dois anos de suspensão devido às restrições impostas pela emergência sanitária. A programação está marcada para acontecer entre os dias 1º e 3 de julho, com as atrações 100 Parea, Lara Amélia, Limão com Mel, Matheus Boa Sorte, Rode Torres, Sâmya Maia, Solange Almeida, Tarcísio do Acordeom, Trio Sabiá,  Zezo e muitos outros.


Compartilhe:

Comentários: