FIEB inaugura duas unidades integradas no Oeste da Bahia

Empreendimentos inaugurados em Luís Eduardo Magalhães e Barreiras pretendem ampliar serviços na região

IMG_1679

Solenidade em Barreiras (FOTO: Cheilla Gobi)

Cheilla Gobi

Com o objetivo de ampliar seus serviços no Oeste baiano, para beneficiar um número maior de indústrias e atender à população em geral, a Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB) inaugurou, nesta terça-feira (14/06), duas unidades integradas Serviço Social da Indústria (SESI), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), e Instituto Euvaldo Lodi (IEL) nos municípios de Luís Eduardo Magalhães e Barreiras, na região Oeste do estado. A solenidade contou com a presença do presidente da FIEB, Ricardo Alban.

Em Luís Eduardo Magalhães, a unidade recebeu o nome de Nelson Taboada, a instalação do SENAI foi batizada como Edf. Victor Fernando Ollero Ventin e do SESI Escola João Ubaldo Ribeiro. A entrega oficial aconteceu por volta das 9h30.

IMG_1332

Inauguração da unidade de Luís Eduardo Magalhães (FOTO: Diovani Gobi)

Já no município de Barreiras, a entrega da unidade que recebeu o nome do saudoso Antonio Balbino de Carvalho Filho foi realizada por volta das 17h, com visita seguida por descerramento de placas da Escola Ignez Pitta de Almeida (SESI) e do Edf. Sérgio Pedreira de Oliveira Souza (SENAI).

Durante a entrega foi apresentada toda a estrutura dos novos equipamentos. Com serviços nas áreas de educação, estágio, qualificação profissional, apoio nas áreas de gestão e de segurança do trabalho, as novas instalações atendem aos mais modernos requisitos ambientais e de responsabilidade social, com reuso de águas e acessibilidade aos portadores de necessidades, com rampas e sanitários especiais, conforme explica Ricardo Alban. O investimento total nas duas unidades foi na ordem de 29 milhões.

IMG_1534De acordo com o presidente da FIEB, o objetivo é contribuir para o aumento da competitividade da indústria e para a melhoria das condições de atratividade de novos empreendimentos para a região, segundo ele, as novas unidades permitirão o incremento da oferta de serviços. Na oportunidade Alban frisou ainda os desafios a serem superados.

“Os colaboradores do SENAI e do SESI tem um grande desafio na região, onde o processo de industrialização ainda é carente principalmente pela falta de infraestrutura e no que tange a energia. Estamos trabalhando institucionalmente para tentar buscar soluções por parte do governo, estamos fazendo nossa parte, no sentido de qualificar profissionais, trazer o que há de mais importante para manter competitividade e produtividade e para cumprir isso de forma séria, precisamos de foco e tecnologia”, disse.

O presidente destacou também, que as duas unidades inauguradas na região devem ser complementares. “As unidades de Barreiras e Luís Eduardo devem ser complementares competindo entre si, no sentido de obter resultados cada vez melhores. Vamos estar juntos e queremos ser cobrados para que possamos ser proativos e receptivos”.

Luís Eduardo Magalhães

IMG_1394

Laboratório da unidade de Luís Eduardo Magalhães (FOTO: Diovani Gobi)

Localizada na Rua José de Alencar, bairro Florais Léa, a unidade integrada do município de Luís Eduardo Magalhães possui 4.087 m² de área construída, o equipamento é dotado de 10 salas de aula, 4 laboratórios, biblioteca, quadra poliesportiva e área de saúde odontológica do SESI; 8 salas de aula 2 laboratórios e uma oficina de práticas profissionais do SENAI.

De acordo com o prefeito de Luís Eduardo Magalhães, Humberto Santa Cruz, o município necessita de mão de obra capacitada e este complexo aumentará principalmente a qualidade de vida dos jovens, melhorando os serviços prestados as indústrias e comércio local.

Barreiras

IMG_1694

Os participantes saborearam os pães feitos pela turma de panificação do Senai, em Barreiras (FOTO: Cheilla Gobi)

A unidade integrada em Barreiras está localizada na Avenida das Turbinas, Lot. Parque da Cidade, bairro Bela Vista. Com 5.265 m² de área construída, o equipamento conta com 7 salas de aula, 2 laboratórios e área de saúde médico odontológica do SESI; mais 7 salas de aula, 2 laboratórios e oficinas de práticas profissionais do SENAI.

Para o vice-prefeito de Barreiras Carlos Augusto Barbosa (Paê), que no ato representou o prefeito Antonio Henrique, há um grande esforço por parte do município em atrair indústrias para a cidade. “Temos certeza que essa unidade dará condições para que indústrias venham se instalar em Barreiras e demais municípios da região. O Oeste é uma região de sucesso, sabemos das potencialidades da atividade comercial. Precisamos firmar parcerias para que juntos possamos incrementar a industrialização em nosso município”, destacou Paê.

IMG_1569

As solenidades contaram com a participação de diretores do Sistema Fieb, políticos e classe empresarial (FOTO: Cheilla Gobi)

IMG_1456


Compartilhe:

Comentários: