Final de Ano!

 

 

O final de ano simboliza encerramento, conclusão, fim de um ciclo e início de outro, o que leva a reflexões, retrospectivas e avaliações. Estas autoavaliações podem ser rígidas e intransigentes para algumas pessoas, essa reflexão leva para muitos uma simples análise de que se realizou e vivenciou durante o ano, e também ao que não se fez, para outras isso pode levar o resultar em melancolia, tristeza, ansiedade e frustração.
A Síndrome de final de ano se manifesta com a aproximação das festas de fim de ano, propiciando sentimentos antagônicos e conflitantes, despertando em muitas pessoas alegria e satisfação, enquanto outras, mais vulneráveis devido ao histórico e dinâmica de vida ou a algum transtorno mental de base, sentem muita angústia, melancolia e ansiedade e ficam bem introspectivas, e até mesmo deprimidas.
Assim não devemos descuidar, faça atividades que irão relaxá-lo, acalmá-lo e fazê-lo mudar o foco. Respire profundamente várias vezes ao dia. Converse com pessoas de sua confiança, desabafe; verbalizar sua dor vai aliviá-lo e amenizar sua angústia.
Exercite diariamente narrativas saudáveis, que poderão mudar os padrões de pensamentos, procure ponderar na autoavaliação, sendo menos autocrítico. Respeite seus limites. Seja mais otimista.

Autora: 

 

 

 

Késia Modesto – Psicologia Clínica
CRP – 03/14014


Compartilhe:

Comentários: