FLIB 2022: 5ª edição da Festa Literária Internacional de Barreiras é aberta oficialmente

 

 

Com o tema “As Vozes do Sertão na Literatura: Diálogos Contemporâneos” foi aberta oficialmente nesta segunda-feira (23), pelo prefeito Zito Barbosa, a 5ª edição da Festa Literária Internacional de Barreiras – FLIB. Após dois anos sem acontecer devido à pandemia da Covid-19, a Festa retorna na modalidade presencial e com transmissão online, realizada e coordenada pela Prefeitura de Barreiras através da Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer.

O início das celebrações da cultura em suas diferentes linguagens e expressões aconteceu no Centro Cultural Rivelino Silva de Carvalho e contou com a presença do vice-prefeito Emerson Cardoso; presidente da Câmara de Vereadores, Otoniel Teixeira; primeira-dama, Marisete Bastos; secretária de Educação, Gabriela Nogueira; diretora de Cultura, Emília Moreno; curadora da Flib, profª Doutora Marilde Guedes; Magnífico reitor da Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB), Jacques Miranda; diretor do Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia da Bahia (IFBA), profº Gustavo Quirino; diretor da Universidade do Estado da Bahia (UNEB/Campus IX), profº Reginaldo Cerqueira; presidente da Academia Barreirense de Letras (ABL), Valney Rigonato; o representante da Diocese de Barreiras Pe. Manoel Aparecido, demais vereadores, secretários municipais, professores e estudantes da rede de ensino público e particular.

Serão três dias de festa que acontecerão no Centro Histórico de Barreiras, ocupando as principais praças e prédios do município, como na Praça Landulfo Alves, Duque de Caxias, Amphilophio Lopes, Mercado Municipal Caparrosa, Escola Municipal de Música e Teatro, Centro Cultural Rivelino Silva de Carvalho e no Museu Municipal Napoleão Macêdo. Conforme a diretora de Cultura, a FLIB ocupa esses espaços com o objetivo de valorizar o histórico-cultural do município e oportunizar esse acesso a todos.

“Damos início hoje ao maior evento literário do Oeste da Bahia, estamos muito felizes com esse momento que projeta a nossa literatura para o Brasil e o mundo. A Prefeitura de Barreiras juntamente com a Curadoria da FLIB, preparou espaços para pensar, fazer e viver a literatura. Temos certeza que serão dias de celebração cultural em suas diversas e diferentes linguagens e expressões”, pontuou Emília Moreno.

 

Entre os dias 23 e 25 de maio serão mais de 150 eventos com a presença de literatas nacionais e internacionais, como o poeta e cordelista Bráulio Bessa, o escritor Roberth Novaes, atriz Márcia Andrade, também a fotografa e atriz Lauren Lima, cineasta e ator Vicentini Gomez, além de diversas atividades lúdicas, exposição de artes e fotografias, rodas de conversas e contação de histórias no espaço dedicado às crianças.

Para a curadora da FLIB, a temática deste ano foi concebida pelo coletivo da Curadoria com o desejo de dar visibilidade e destaque às diferentes vozes do sertão brasileiro, no tempo presente.

“Estamos alegres por esse retorno da Festa Literária Internacional de Barreiras. Celebrar é a palavra que traduz este momento, porque a FLIB 2022 tem essa motivação e propósito. A temática “As Vozes do Sertão na Literatura: Diálogos Contemporâneos” será o foco de todas as atividades que acontecerão neste três dias de evento na perspectiva de fazer ecoar as vozes dos sertões brasileiros nas diferentes linguagens, em especial a linguagem literária. Esperamos que todos os estudantes, participantes e visitantes possam mergulhar no universo envolvente da cultura dos sertões e que a FLIB possa reencantar as pessoas, atores, autores, autoridades, artistas, poetas, cordelistas, músicos e público geral. Agradeço imensamente o prefeito Zito Barbosa por fazer esse evento acontecer com toda grandeza e beleza que o oeste baiano merece”, destacou Marilde Queiroz Guedes.

Dircom/PMB


Compartilhe:

Comentários: