Governador Rui Costa realiza coletiva com a imprensa da região Oeste da Bahia

Os principais questionamentos foram sobre os problemas gerados pela pandemia do Covid-19.


Da Redação

Em entrevista coletiva realizada por Live na manhã de hoje (25), para a imprensa da região Oeste da Bahia, o Governador Rui Costa respondeu aos questionamentos sobre os problemas gerados pela pandemia do Covid-19 e ressaltou a intensificação das medidas já adotadas na região.

De acordo com Rui Costa, a recomendação os prefeitos de todas as regiões do estado, foi para que os gestores escolhessem uma unidade de saúde para atendimento dos casos suspeitos de coronavírus, evitando assim, o risco de contaminação em várias unidades.

“Em Barreiras existe a unidade de triagem montada no Hospital Eurico Dutra e no Hospital do Oeste a unidade com as UTI’s disponíveis. Em Santa Maria da Vitória temos uma unidade de triagem e nos próximos dias, assim que as obras forem concluídas, uma unidade de UTI no hospital de Bom Jesus da Lapa”, disse o governador Rui Costa, que ressaltou as medidas da Organização Mundial de Saúde – OMS.

“Graças a Deus o Oeste não é, e espero que não seja, a região com o maior contágio. A orientação é a mesma para todo o estado, afastamento social, evitar aglomeração nas filas de bancos, higienização das mãos e o uso de máscara mesmo que em seu município não tenha um número grande de casos confirmados”, pontuou.

Barreiras sanitárias

Sobre as barreiras sanitárias em municípios que fazem divisas com outros estados, Rui Costa afirmou a necessidade monta-las e as dificuldades em mantê-las. “Nas áreas de fronteiras, nas BR’s que ligam um estado a outro, precisaríamos ter os governos unidos cuidando da saúde do povo, mas infelizmente não conseguimos fiscalizar nas BR’s. Temos extrema dificuldade para barrar ônibus interestadual porque toda hora uma empresa consegue uma liminar, porque o governo federal está incentivando”.

Abertura de comércios

“Diferente do presidente da república eu acho que só conseguiremos enfrentar a pandemia se buscarmos a união. Não pretendo disputar posição com o prefeito publicamente, fazendo queda de braço, isso não vai levar a lugar nenhum. Eu já fiz dezenas de vezes em municípios que tem números crescentes de casos, liguei para o prefeito para conversar e mostrar, o que iria acontecer. Não vou brigar, pretendo ligar, convencer e pactuar uma medida, se no meu entender a população tiver correndo risco”, pontuou Rui Costa.

Lançamento Edital

Também nesta segunda-feira (25), o edital emergencial foi lançado pelo Governo do Estado, por meio do projeto Bahia Produtiva, durante o seminário virtual ‘Parceria Mais Forte – Juntos Para Alimentar a Bahia’.
A iniciativa para beneficiar 10 mil famílias de agricultores familiares baianos, destina R$ 15 milhões para os produtores de alimentos como hortaliças, frutas, raízes, tubérculos e plantas alimentícias não convencionais. O principal objetivo é garantir segurança alimentar e nutricional dos beneficiados e, contribuir para que a oferta de alimentos básicos e saudáveis seja mantida e diversificada para todos os baianos.
Na página do Twitter o governador Rui Costa destacou: “Salvar vidas e salvar a economia não são objetivos opostos. Destinamos R$ 15 milhões no edital lançado hoje beneficiando 10 mil famílias de produtores de alimentos. A #AgriculturaFamiliar é pilar da economia de grande parte dos muncípios baianos. Mais alimento, mais saúde”.


Compartilhe:

Comentários: