Idosos com 70 anos acima e pacientes em tratamento de hemodiálise começam a receber a vacina contra Covid-19, em Barreiras

Enquanto durar o estoque das 2.220 doses de vacina, recebido no sábado (20), pela Prefeitura de Barreiras, a imunização contra a Covid-19 em pessoas com 70 anos acima será realizada em pontos fixos de quatro unidades básicas de saúde e no drive-thru, na Câmara de Vereadores. Na manhã de segunda-feira (22), a procura foi grande e movimentou os pontos de imunização na Vila Amorim, Vila dos SAS, Loteamento São Paulo, São Miguel e Centro.

Acompanhado pela esposa Maria Lúcia dos Santos, o morador do Loteamento São Paulo, Antônio Lopes dos Santos aguardou a vez para receber a primeira dose da vacina. Cardíaco e portador de marca-passo, estava ansioso pela chegada deste dia. “Não tenho medo, estou me cuidando muito, mas vacinar é tudo o que esperava. Agora é aguardar para que a minha esposa também possa receber a dose, ela ainda não entrou nessa etapa porque tem 68 anos”, disse.

O lote recebido é das vacinas CoronaVac, fabricada pelo Instituto Butantan e Oxford, produzida pela Fiocruz. Além dos idosos com 70 anos acima e aos profissionais da saúde, esta etapa se destina à imunização de pessoas que fazem hemodiálise. Aos 50 anos, Júnia Cássia Farias foi uma das imunizadas, nesta condição. Ela faz diálise peritoneal há cinco anos e recebeu a primeira dose contra a Covid-19. “Hoje é um dia de muita felicidade e alívio”, comemorou após receber a vacina e esperar a mãe, Antônia Carvalho, que aos 74 anos também foi vacinada.

A vacinação está sendo realizada nesta segunda-feira (22) e terça-feira (23) das 8h às 11:30h e das 14h às 17h nas unidades de saúde Antônia Zelia (Vila Amorim); Martina Clara (Vila dos SAS); Eduardo Medrado (Loteamento São Paulo) e Clayton Pignata (São Miguel/Santa Luzia). No drive-thru o atendimento vai das 8h às 17h. Já os profissionais da saúde estão sendo imunizados no Centro de Saúde Leonídia Ayres, e os pacientes em tratamento de hemodiálise serão imunizados nesta terça-feira (23), das 8h às 11h30, na sede da Nefroeste, antigo Unisang.


Compartilhe:

Comentários: