Índios da Tribo Kiriri, em Barreiras, são vacinados contra a Covid-19

Os Kiriris de Barreiras tem atualmente 35 integrantes entre crianças e adultos.

Em Barreiras, a vacinação de índios da Tribo Kiriri, aconteceu na manhã desta segunda-feira (01), no CTI da Codevasf, cerca de 20km da sede do município. O cacique Carlos Cristóvão foi o primeiro índio a receber a vacina contra a Covid-19 bem no dia que completou 67 anos. A chegada da vacina foi festejada com alegria pelos Kiriris que fizeram a dança Toré, um ritual sagrado, comum a todos os povos indígenas, onde os participantes entoam cânticos tradicionais em agradecimento.

Os Kiriris de Barreiras tem atualmente 35 integrantes entre crianças e adultos, desses, foram vacinados 19 índios acima de 19 anos contra o novo Coronavírus. O momento tão aguardado pela Prefeitura de Barreiras foi acompanhado pelo vice-prefeito Emerson Cardoso, assessora chefe especial Marileide Carvalho, o secretário de saúde, Melchisedec Neves e a equipe do Programa de Imunização (COPIM) que recepcionaram o coordenador técnico Hítalo Vergne da Secretaria Especial de Saúde Indígena (SESAI/SESAB) e sua equipe, responsável pela aplicação das doses e acompanhamento da imunização dos índios no Oeste da Bahia.

De acordo com a nova cacique dos Kiriris, Rosivânia Jesus Batista, até o momento nenhum índio foi infectado com a Covid-19 em Barreiras, e com a vacina a sensação é de mais segurança para todos. “Graças a Deus nenhum de nós foi infectado por esse vírus, e a partir de agora, depois de sermos imunizados com a primeira dose, estamos mais protegidos. Aqui temos também todos os cuidados para evitar a proliferação da Covid, inclusive com uso de máscaras e álcool em gel”, pontuou.

Conforme o secretário de saúde de Barreiras, o município segue cumprindo as determinações do Ministério da Saúde e as diretrizes do Plano Municipal de Imunização, priorizando os grupos já estabelecidos.

“Hoje concluímos mais essa importante etapa, vacinamos os índios do nosso município, oportunizando direitos iguais a todos. Estamos cumprindo rigorosamente as recomendações do Ministério da Saúde e as diretrizes do Plano Municipal de Imunização, garantindo a imunização contra a Covid-19 aos grupos prioritários. Continuamos vacinando os profissionais da saúde e nessa semana daremos início à imunização dos idosos com idades entre 90 e 95 anos”, destacou Melchisedec Neves que fez um agradecimento especial à equipe da SESAI pela atenção com os índios de Barreiras.

Fonte: Dircom Barreiras


Compartilhe:

Comentários: