Infomações sobre a Covid 19 Morpará

Morpará, 03 de Maio de 2020
Prezados conterrâneos e amigos da região
Saibam porque nossa cidade despontou nos casos confirmados da Covid 19 e é vista como o maior número de casos do Oeste.
Todos que contraíram o vírus, são profissionais de saúde, e eles são prioritários para fazerem o exame chamado RT-PCR, aquele que a gente colhe a amostra (teste swab) e envia para análise no LACEN, em Salvador, ou seja, apenas os profissionais de saúde estão tendo essa facilidade para testarem, pois além de estarem expostos o tempo todo nessa missão, por terem contatos com muitas pessoas, terminam também sendo um potencial transmissor do vírus. E devido a lacuna existente na estrutura de saúde em nossa região, para os casos da Covid 19, que é um problema no país inteiro, muitos pacientes, mesmo apresentando os sintomas do coronavírus, “por não preencherem todos os critérios”, terminam ficando isolados em casa, até se curarem, sem serem submetidos a exame para diagnosticar a doença.
Em resumo a realidade é a seguinte: os casos da região, da Bahia e do Brasil, muitos estão camuflados, inúmeros municípios não estão testando ou não conseguem testar, pela insuficiência de material (testes swabs) e consequentemente os números não aparecem conforme a realidade. E é justamente aí que mora o perigo, pois quando os números não são mostrados, as pessoas se acomodam e deixam de se protegerem. Procurem se inteirar sobre o quantitativo de CASOS SUSPEITOS EM MONITORAMENTO em cada município, esses, normalmente não são testados, e posteriormente migram para o status de CURADOS, conforme avaliação médica, inclusive aqui teve um caso que a secretaria não conseguiu testar, e o paciente se curou em casa. Enfim, a falta de testes está sendo o gargalo da região, e enquanto não sair a habilitação da UFOB junto ao LACEN, para que todos os municípios possam testarem seus pacientes, o Oeste da Bahia vai continuar sendo um campo minado.
Por fim, peço que se tranquilizem um pouco, pois estamos próximos de vencer essa guerra, a situação em Morpará já foi toda mapeada, e está sobre controle. Posso afirmar que Morpará ainda é um dos lugares mais seguros do Oeste da Bahia. Os números apenas mostram a realidade. Ruim seria se não tivéssemos conseguindo testar, certamente o vírus estaria ainda mais invisível e o estrago seria maior.
Hoje eu entendi porque Morpará foi a escolhida “para os números alarmantes” e porque nossos soldados foram atingindos por um lapso.
Vejam a importância do EPI
No plantão do Hospital que gerou as contaminações, apenas os profissionais que retiraram as máscaras por um momento ou deixaram de usar no conforto , que é coletivo, enquanto descansavam, ou ainda usaram de forma incorreta, se contaminaram. Todos os outros que tiveram contato no mesmo expediente e usaram máscaras, ficaram isentos e testaram negativo.
Espero ter colaborado esclarecido a situação.
Atenciosamente,
Lelei Barreto
Prefeito de Morpará


Compartilhe:

Comentários: