Instituições convidam população para dar “abraço simbólico” no Rio Grande nesta terça-feira

ABRACO RIO GRANDE
Dircom
A união de diversas instituições sociais, acadêmicas e culturais em prol da defesa do uso racional das águas do Rio Grande, está mobilizando o Ato Simbólico de Abraço ao Rio Grande, que acontecerá amanhã, 07, na Praça Landulfo Alves no Cais de Barreiras.
O objetivo da ação popular é voltar os olhares para o Rio Grande e seus afluentes Rio de Ondas e Rio Branco, além de todo o ecossistema, nesta semana dedicada ao meio ambiente. Os organizadores apontam a manifestação como uma forma de lutar contra o atual ritmo de desperdício, consumismo, exploração econômica e devastação ambiental que impactam o rio, principalmente nesta época de estiagem.
Nos últimos dias, a população ficou em alerta em relação ao baixo nível no volume de águas do Rio Grande, principalmente do Rio de Ondas, com a divulgação de imagens nas redes sociais. O secretário municipal de Meio Ambiente, Nailton Almeida disse que é necessário defender uma cultura da solidariedade, de sustentabilidade ambiental e partilha dos recursos naturais, para que no futuro Barreiras não se prive desse patrimônio natural.
O tema do evento é “Água: maior bem da Humanidade”, e convoca toda sociedade e órgãos ambientais, para conscientização do uso do liquido, que serve como meio de subsistência para os ribeirinhos e municípios do Oeste. Outro ponto importante é que reforçará a concepção que dependemos da água para sobrevivência das futuras gerações e provavelmente ainda, dessa geração.
Após o ato, as entidades buscam celebrar compromisso com poder público e principalmente os órgãos ambientais, para buscar medidas que minimizem os impactos nos rios a curto, médio e longo prazo.


Compartilhe:

Comentários: