Instituto Caturama lança projeto de doação de livros infantis para alunos de escolas municipais

A primeira doação foi de 80 exemplares do “O bloco de notas que virou livro”, na Escola Municipal Alcyvando da Luz II.


 

O Instituto Caturama também fará doação de exemplares do livro para o Colégio Padre Vieira.

Ivana Dias

O Instituto Caturama de Sustentabilidade iniciou na terça-feira (01), o projeto piloto de doação de livros infantis “O bloco de notas que virou livro”, na Escola Municipal Alcyvando da Luz II.

A unidade escolar foi a primeira a ser contemplada, todos os alunos do 6º ano receberão um exemplar impresso do livro para leitura e estudo nas disciplinas de redação, artes e ciências. Para a professora de Língua Portuguesa da Escola Alcyvando da Luz II, Jade Pires, é importante que a escola propicie o contato das crianças com os livros o mais cedo possível.

“Muitas vezes o aluno tem contato com obras literárias na escola e não na primeira infância, devido à carência em adquirir o livro. Ter acesso a livros é muito importante, o contato com as regras gramaticais vigentes em nosso país, a escrita permite viajar com as histórias e por meio das emoções. É possível aguçar a criatividade, debater temas de relevância social como reciclagem e bulling, entre outros”, disse Jade Pires que ressaltou ainda o trabalho de projetos por meio de livros didáticos.

“Desenvolvemos um trabalho interdisciplinar, com o foco não só na leitura e a produção escrita, mas também por meio do livro didático envolver outras disciplinas, como matemática, ciências, ensino religioso. Você consegue enriquecer muito mais esse trabalho com o livro didático quando você tras esse dialçogo com outras disciplinas”, concluiu.

De acordo com o presidente do Instituto Caturama de Sustentabilidade e também um dos autores da obra, Franco Porto, este é um projeto piloto de literatura infantil com objetivos de doar livros infantis de autores locais para todas as escolas públicas do município.

Os autores Franco Porto e Ariadne Godinho.

“Esse livro é de minha autoria e de Ariadne Godinho e, nosso desejo é incentivar a literatura infantil e a formação de leitores. Já estamos planejando a publicação de um segundo livro, que tem o título de “O Cebolóquio”. Este também será doado para as escolas públicas dentro deste projeto, à medida que surgirem parcerias e apoio para isso”, pontuou Franco Porto.

Participaram do encontro para a realização da doação os autores Franco Porto e Ariadne Godinho; a Secretária de Educação do Munícipio Cátia Alencar; o Agente Cultural do Programa Mandala Cultural, Mário Sérgio; a professora de Língua Portuguesa Jade Pires e a diretora escolar Ivanildes dos Santos.

Na ocasião os autores agradeceram o apoio de todos para a realização da ação, em especial ao Instituto São Francisco de Arte e Cultura – ISFAC, Academia Barreirense de Letras- à ABL, ao Programa Mandala Cultural TV, à Direção da Escola Municipal Alcyvando da Luz II, e às empresas que ajudaram na reimpressão dos livros –  Ambiente Franco Consultoria Ambiental, DX Construtora, Sobrado e Rochedo Engenharia.

A previsão é de que na próxima semana o Instituto Caturama faça a doação de exemplares impressos do livro também para o Colégio Padre Vieira.

Encomendas –

Livros Impressos:

https://forms.gle/vtpEXCDn73TTcXiy6

Ebook:


Compartilhe:

Comentários: