Laboratório de campanha detecta nova variante de coronavírus no Oeste da Bahia

Um estudo coordenado pelo professor Jaime Henrique Amorim, do Laboratório de Agentes Infecciosos e Vetores da UFOB, detectou, por meio de sequenciamento genético, uma nova variante genética do coronavirus causador da COVID-19 nos municípios de Barreiras e Santa Rita de Cássia, no Oeste da Bahia.

O estudo realizou o sequenciamento de genoma completo de mais de 40 coronavírus detectados entre maio de 2020 e janeiro de 2021 em pacientes de diversas cidades da Região Oeste. As amostras foram agrupadas por trimestre. No último trimestre foram detectados dois coronavírus pertencentes ao variante P2, identificado pela primeira vez no Rio de Janeiro.

A primeira detecção aconteceu em 17 de dezembro, em amostra de paciente da cidade de Santa Rita de Cássia. A segunda foi detectada em 18 de janeiro, em amostra de paciente da cidade de Barreiras. Em ambos os casos, os pacientes tinham cinco dias apresentando sintomas.

A nova variante encontrada possui uma mutação na posição 484 da proteína S, de superfície, que confere maior capacidade de transmissão e de escape da resposta imunológica. Agora, os pesquisadores investigam, em parceria com autoridades de saúde locais, se a transmissão já ocorre de forma comunitária. E continuam o monitoramento de variantes genéticas do coronavirus.

O Estudo

Coordenado pelo professor Jaime Henrique Amorim, da UFOB, foi conduzido pela estudante de doutorado Josilene Ramos Pinheiro, em parceria com os professores Fernando Melo e Bergmann Ribeiro, da Universidade de Brasília (UnB), e é financiado com recursos da Finep, Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) e Consórcio Multifinalitário do Oeste da Bahia (CONSID).


Compartilhe:

Comentários: