Legislativo barreirense retorna ao trabalho após o recesso

Algumas mudanças foram realizadas e apresentadas aos vereadores.


Jayme Modesto

Plenário da Câmara de Vereadores de Barreiras.

                     

                  Após 20 dias de recesso parlamentar no mês de julho, os vereadores da Câmara Municipal de Barreiras retornaram ao trabalho legislativo no dia 6 de agosto, com a presença de 14 dos 19 parlamentares que compõem o legislativo municipal.

                      Sob o comando do presidente da casa Eurico Queiroz, foi realizada a primeira sessão do mês com a presença da população no plenário. Na retomada dos trabalhos, tanto os vereadores quanto o público foram surpreendidos com algumas mudanças no plenário, a instalação do novo Painel Eletrônico de Votação.

                     O novo Painel Eletrônico faz parte do projeto de modernização do legislativo implantado pelo presidente da Câmara, desde sua posse no dia primeiro de janeiro de 2019.

O dispositivo visa modernizar o trabalho realizado na Casa.

 

                    Composto por dois painéis nas laterais do plenário e 19 terminais de votação, o sistema integrado a módulos eletrônicos (Tablet’s) irá auxiliar na organização das Sessões Plenárias, agilizar o controle de discussões e votações de matérias e coordenação do andamento dos trabalhos, o que resultará em mais eficiência nas reuniões e maior segurança aos parlamentares.

                  Além disso, o novo sistema eletrônico de votação mostra o nome e partido do vereador, a quantidade de edis presentes e ausentes, os totais de votos a favor e contra, assim como as abstenções, caso as tenha.

                 Com o tablet os vereadores também poderão visualizar todos os expedientes com justificativas e pareceres, a ordem do dia e fazer pedidos de uso da palavra. O presidente da Mesa Diretora, Eurico Queiroz, controlará o tempo de uso da palavra via cronômetro disponível no Painel de Votação.

                 Para votar por meio do sistema digital, o parlamentar utilizará o tablet, com uma senha pessoal que será cadastrada no banco de dados. O sistema de votação eletrônico já é utilizado por algumas câmaras municipais. O dispositivo visa dar mais modernidade a Casa.

                De acordo com o diretor da TV Câmara Georg Medeiros, o sistema está sendo implantado e haverá treinamento antes de iniciar o entrar em operação. “Após implantação completa do sistema haverá reuniões e treinamentos com os vereadores e servidores, para que todos estejam aptos a utilizá-lo, para termos mais segurança e funcionalidade do novo sistema”, disse Medeiros.

Gestão

Presidente da Câmara de Vereadores de Barreiras – Eurico Queiroz.

                 O presidente Eurico Queiroz nestes sete meses a frente do legislativo imprimiu um ritmo de trabalho com muita firmeza e credibilidade, tornando o legislativo mais seguro, democrático e sempre aberto ao diálogo. Ao mesmo tempo, com pulso firme nas decisões e foco no trabalho de uma gestão de unidade.

              “Como gestor desse parlamento procurei trabalhar em unidade, até com os meus adversários. Nós só crescemos e alcançamos as nossas metas quando trabalhamos em união, principalmente com o executivo municipal” pontou Queiroz que destacou ainda, sobre a contribuição dos demais vereadores e dos servidores da Câmara.

             “O esforço conjunto tem resultado em grandes benefícios para a população barreirense. É muito bom quando nós trabalhamos com uma variedade de ideias sempre prezando a ética e a transparência”, concluiu.

             Sobre a implantação do painel eletrônico, o presidente Eurico Queiroz afirma que a ação faz parte do processo de modernização do Legislativo barreirense. “Por se tratar da Câmara de Vereadores mais importante do oeste da Bahia, na minha gestão vamos implantar métodos que facilitem a realização do trabalho dos vereadores, para que possam ser feito com mais segurança e transparência em prol do bem da população”, disse o presidente.


Compartilhe:

Comentários: