Manejo Clínico dos sinais de trabalho de parto é tema de capacitação para médicos e enfermeiros da Atenção Básica de Barreiras

Como parte do processo de educação continuada, a Secretaria de Saúde de Barreiras, por meio das equipes de Atenção Básica e do Hospital da Mulher, realizou mais uma capacitação voltada para o manejo clínico dos sinais de trabalho de parto, direcionado para médicos e enfermeiros do município. O evento aconteceu na sexta-feira (27), no auditório João do Biriba da Escola Municipal Mirandolina Ribeiro Macêdo, em Barreirinhas.

Dentre as várias temáticas abordadas, os facilitadores Dr. Alisson Cirineu, médico obstetra, e o enfermeiro obstetra Jerri Caldas, ambos do Hospital da Mulher, destacaram a qualificação da assistência ao pré-natal oferecido nas unidades de atenção primária, técnica de palpação obstétrica, exames obstétricos e ainda os fluxos de encaminhamento ao Hospital da Mulher.

Conforme a coordenadora da Atenção Básica de Barreiras, a proposta é trabalhar com a humanização, partindo do atendimento desde o pré-natal até o nascimento do bebê. “O processo de educação continuada nos serviços de saúde é uma estratégia importante para a melhoria da assistência à saúde ofertada para a população. Agradecemos mais uma vez a participação de todos, sabemos da importância dessa temática que tem início no atendimento primário”, pontuou Zaíra Vidal.

A Prefeitura de Barreiras segue investindo na saúde municipal, na comemoração dos 130 anos de Barreiras, em 26 de maio, foi entregue à população o Centro de Parto Normal que irá funcionar interligado ao Hospital da Mulher e conta com salas de Pré-natal, Parto e Pós-Parto (PPP). Um alojamento conjunto para cuidados hospitalares ao recém-nascido, atenção humanizada ao parto e nascimento. Os atendimentos serão voltados ao momento do parto como uma experiência pessoal única, fundamentada na participação e autonomia da mulher junto com a equipe médica.

Dircom/PMB – 30.08.2021


Compartilhe:

Comentários: