O município de Sítio do Mato comemora 29 anos de independência

Fotos Ascom

Jayme Modesto

Mantendo a tradição, o município de Sítio do Mato, no Oeste baiano comemorou 29 anos de emancipação política administrativa, com grande festa de 06 a 08 de janeiro. Mais de oito mil pessoas entre nativos e visitantes de toda região lotaram a Praça Nossa Senhora do Rosário, na segunda-feira (08/01), dia oficial do aniversário da cidade. Segundo a Polícia Militar, este foi o maior público já registrado em eventos realizados em Sítio do Mato.

Para comemorar a data a prefeitura preparou uma extensa programação festiva, com shows gratuitos para a população, com artistas regionais e também de renome nacional. As bandas Luxuria, Resgate, Med Junior e o artista Dill Guitar subiram ao palco no domingo (7), dando ainda mais brilho à programação. Já na segunda-feira (8), o sertanejo Lucas Camaro e, a atração do momento, o cantor Mano Walter fizeram o público vibrar. Os cantores Shaulim e a banda Esquema 3 também se apresentaram na última noite de shows.

No sábado, a programação foi voltada para a comunidade evangélica, a banda Shalon e cantores locais foram os responsáveis pelos louvores no evento.

Sítio do Mato

O município de Sítio do Mato conquistou sua independência em 1989, através da Lei de nº 4.834 de 24 de fevereiro de 1989, que cria o município, sancionada pelo então Governador da época, Waldir Pires, e pelo Secretário de Justiça e Direitos Humanos do Estado da Bahia, Jutahy Magalhães Junior. As condições impostas nesta lei mostravam claramente a assistência e supervisão de Bom Jesus da Lapa até a efetiva instalação do novo município. A área do município inicialmente era de 1.710 km², mas com a ocorrência da atualização das divisas Intermunicipais pela Assembleia Legislativa do Estado da Bahia em 2011, a área caiu para 1.627 km².

Fotos Jayme Modesto

Neste período de 29 anos, o município de Sítio do Mato apresentou um expressivo crescimento na infraestrutura, econômico e social, e esse crescimento deve-se a administração municipal que conseguiu promover melhorias em todas as áreas da administração, tirando o município do isolamento e hoje ocupando ótima posição no cenário estadual e regional.

Os avanços comprovam o esforço das gestões do prefeito Alfredo Magalhães, popular Alfredinho, que está exercendo o seu terceiro mandato, com muito êxito. Na contra mão da crise que assola os municípios baianos, nos últimos sete anos, Alfredo Magalhães alcançou metas importantes na infraestrutura como também na área social, o que influenciou diretamente na vida do cidadão, pois indica que a qualidade de vida dos moradores está melhor.

Em entrevista exclusiva a equipe do Jornal Gazeta do Oeste, o prefeito Alfredinho falou das dificuldades, dos avanços, e das perspectivas para 2018.

“Ano de 2017 foi atípico, de muitas dificuldades principalmente para os municípios pequenos. Os recursos que tínhamos a previsão de receber sempre chegavam com um valor abaixo do esperado, e com uma folha de pagamento, era quase impossível conseguir bater as metas e fechar as contas, mas com planejamento e muito esforço a nossa gestão vem trabalhando com intuito de melhorar ainda mais a vida do nosso povo”, frisou Alfredinho.

Segundo o prefeito, em 2017 foi possível fazer uma transformação tanto social, como na infraestrutura do município. “Hoje temos uma cidade diferente do que sempre foi e estamos indo pela contra mão da crise, com obras e salários em dia”, disse Alfredo, destacando que a consequência desse planejamento é uma melhora no comércio local, com mais empregos na prestação de serviços e qualidade de vida maior para toda a população da cidade. “Temos cinco PSFs, temos um hospital de pequeno porte, temos 15 médicos, várias especialidades. O município está com 100% de calçamento, asfalto de qualidade, com durabilidade de 40 anos. Sítio do Mato e Gameleira conta com iluminação de led, um projeto elaborado por nossa equipe, uma iluminação diferenciada. Já fizemos em média dez praças, construímos postos de saúde, quadras poliesportivas. Fizemos estradas cascalhadas nos assentamentos, sendo que o nosso município tem em média 30 assentamentos, e para 2018, o intuito é asfaltar. Estamos levando água e iluminação para diversas localidades”, explicou o prefeito.

As perspectivas para o futuro são ainda mais positivas segundo o prefeito Alfredinho. Essa linha de ação mostra-se cada vez mais promissora para o progresso para o desenvolvimento de Sítio do Mato. “Em 2018 vamos agir com muita clareza, e vamos continuar trabalhando. O vento está ao nosso favor, temos muitos projetos, novas praças, o grande parque de vaquejada, e mais ações para melhorar a qualidade de vida da nossa gente”, finalizou Alfredo.


Compartilhe:

Comentários: