OAB vai à Escola: Centro Educacional Tarcilo Vieira de Melo recebe palestras

Com objetivo de conscientizar alunos das escolas públicas sobre a importância dos direitos humanos e cidadania, a Ordem dos Advogados do Brasil – Subseção Barreiras, desenvolve o projeto OAB vai à Escola nas unidades escolares do município através de palestras e debates realizados por advogados nas dependências das instituições públicas e também particulares. Esse ano o Centro Educacional Tarcilo Vieira de Melo recebeu a edição especial “Do Tarcilo ao Tarcilo” em celebração ao Dia dos Estudantes e o Dia dos advogados, ambos comemorados em 11 de agosto.

O Centro Educacional Tarcilo Vieira de Melo recebeu idêntica nomeação do Fórum de Barreiras, a programação diferente foi uma homenagem ao advogado barreirense que teve importante influência no âmbito educacional e jurídico, sendo destacado como um legítimo representante da educação e do direito. Pela primeira vez, o projeto foi realizado durante uma semana na unidade escolar, que passa a integrar o calendário fixo de ações socioeducativas da OAB em Barreiras.

“Nessa edição especial escolhemos o Centro Educacional Tarcilo Vieira de Melo pela representatividade que esse renomado advogado tem na nossa cidade. O Projeto OAB vai à Escola está acontecendo simultaneamente em várias unidades escolares com o intuito de mostrar através de um ciclo de palestras noções básicas de direito e cidadania e o funcionamento dos três poderes através de dinâmicas”, pontuou Drª Adelma Vilela, advogada e presidente da Comissão de Saúde e Cidadania da OAB/Barreiras.

As turmas do 5º ano do ensino fundamental I, tiveram um ciclo de palestras com abordagem a diversos temas. A advogada Drª Neuza Maria de Oliveira palestrou sobre os temas: Quem agride uma rainha, não merece ser um rei, a Lei Maria da Penha e a defesa da mulher e da sociedade.   Já o advogado Dr Paulo César Pereira falou sobre o novo direito de família, segundo o código civil e decisões recentes do STF. O advogado Dr Julio Cezar Miranda fez o destaque sobre controles sociais formais e informais.

A estudante Luciana Dias, do 5º ano, fez um destaque especial à equipe da OAB, transmitindo gratidão pela idealização do projeto no Centro Educacional Tarcilo Vieira de Melo. Na oportunidade, ela foi convidada pela advogada Drª Adelma Vilela para a entrega de novas carteiras de advogados que acontecerá em Barreiras “Foi uma semana muito especial, gostei bastante do que aprendi ao longo dessa semana, como ligar no 180 ao ver uma mulher sendo agredida de acordo com a Lei Maria da Penha e dos direitos dos filhos com o pai e a mãe”, destacou a pequena.

Na manhã dessa sexta-feira (16), os estudantes, professores, gestores e a comissão de saúde e cidadania, autores do projeto, foram homenageados. Já a tarde, estudantes e a equipe pedagógica da escola foram recebidos no Fórum Tarcilo Vieira de Melo pelo juiz de direito, Dr. Cesar Lemos de Carvalho, pelo presidente da OAB Alessandro Brandão, e pela equipe da Comissão de Saúde e Cidadania da OAB. Na oportunidade os estudantes conheceram a sala do Tribunal do Júri, um pouco da história do patrono da escola, Dr. Tarcilo Vieira de Melo e as dependências do fórum. As advogadas Drª Tatiana Lima e Drª Rosana Alcântara também realizaram com outra turma, uma bate papo interativo sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

Para a diretora da unidade escolar, o momento foi de interação e bastante conhecimento. “Nós do Centro Educacional Tarcilo Vieira de Melo sentimos lisonjeados com a presença da OAB fazendo um papel importantíssimo na educação dos nossos estudantes. Muitos tiveram pela primeira vez, a oportunidade de conversar com doutores do judiciário e absorveram conhecimentos que irão levar por toda vida”, relatou Alessandra França.


Compartilhe:

Comentários: