Plano Diretor de Barreiras inicia etapa de Audiências Públicas

A primeira Audiência Pública teve como intuito apresentar a proposta de revisão e atualização do Plano Diretor do município, aprovado em 2004

 

IMG_6730

A Audiência Pública foi realizada na Câmara de Vereadores de Barreiras (Fotos: Cheilla Gobi/JGO)

Cheilla Gobi DRT-4871/BA

 

A Prefeitura de Barreiras deu início ao processo de discussão pública e apresentação de propostas destinadas à revisão e atualização do Plano Diretor do município. A primeira Audiência Pública para apresentar a proposta do Plano, aprovado em 2004, foi realizada na noite desta quinta-feira (12/11), na Câmara de Vereadores.

IMG_6715A audiência foi aberta à participação da sociedade, uma oportunidade para os profissionais e acadêmicos, poder público e, agentes privados sinalizar os rumos possíveis para uma nova política de ocupação sustentável do espaço urbano e rural. A audiência foi dividida em três momentos, sendo no primeiro a abertura, no segundo período foi apresentada a metodologia do projeto e, no terceiro momento foi aberto as contribuições do público presente.

De acordo com o secretário de Planejamento e Desenvolvimento Econômico de Barreiras, Carlos Augusto Barbosa (Paê), a primeira audiência é uma das etapas do processo de revisão e atualização que servirá para fundamentar a metodologia de construção revisional do Plano. “A construção do Plano Diretor do município com planejamento participativo é o caminho para o grande desenvolvimento. Vamos exercitar nossas capacidades para assegurar este instrumento. Não tenho dúvida, que este é o momento máximo do diálogo entre governo municipal e sociedade”, frisou Paê.

IMG_6751Conforme o chefe do executivo, Antonio Henrique, em 2004 foi concretizado e entregue a cidade naquela época o PDDU, quase duas décadas depois, o trabalho será a revisão e atualização do Plano Diretor que é um instrumento importantíssimo e capaz de pensar e planejar o futuro para os que habitam e investem no território.

“Precisamos colocar um pé na execução e outro no planejamento, principalmente em uma cidade como Barreiras que cresceu de forma desordenada. O Plano Diretor é um forte instrumento para essa organização”, destacou o prefeito.

De acordo com o gestor, foram realizadas mais de 30 conferências envolvendo mais de 10 mil participantes. “Discutimos lado a lado as políticas da Educação, Saúde, Meio Ambiente, Infraestrutura e Assistência Social. Estamos caminhando na direção do planejamento participativo, olhando Barreiras com visão do futuro. O Plano é uma ação da cidadania para o bem do município. Vamos construir juntos, uma cidade cada vez melhor”, disse Antonio Henrique.

 

Os instrumentos de metodologia do planejamento participativo para revisão e atualização do Plano Diretor de Barreiras foram apresentados pelo arquiteto e urbanista, Enio Perin.

IMG_6791

Apresentação do arquiteto e urbanista Enio Perin (Foto: Cheilla Gobi/JGO)

Na oportunidade foi assinado o Termo de Posse do Conselho Municipal da Cidade para mandato de dois anos, nomeados pelo Decreto 519/2015, de 10 de novembro. Assinaram o documento: o prefeito de Barreiras Antonio Henrique, o vice-prefeito e secretário de Planejamento e Desenvolvimento Econômico do município Carlos Augusto Barbosa, assinou também a secretário de Infraestrutura Simone Kuriki, secretário de Serviços Públicos, João Muniz e a conselheira estadual das cidades, a empresária Benê Campos representando os conselheiros.

IMG_6762

A audiência foi aberta à participação da sociedade (Foto: Cheilla Gobi/JGO)

 

 

 


Compartilhe:

Comentários: