Prefeito Demir Barbosa assume presidência da Umob

A sucessão se deu devido ao pedido de desincompatibilização do ex-presidente, Marcelo Mariani

IMG_9911

Cheilla Gobi

O prefeito de São Desidério, Demir Barbosa é o novo presidente da União dos Municípios do Oeste da Bahia (Umob). A sucessão se deu devido ao pedido de desincompatibilização do ex-presidente, Marcelo Mariani, prefeito de Cotegipe, exigida pela legislação aos chefes do executivo que tem possibilidade de participarem do pleito eleitoral 2016. Demir, na atual gestão, ocupava o cargo de vice-presidente.

Os documentos foram assinados seguindo as exigências da Lei de Desincompatibilização, no dia 27 de maio e a transmissão do cargo aconteceu no dia 01 de junho, mas a publicidade foi dada somente, na tarde dessa quinta-feira (09/06), quando Demir presidiu a primeira reunião da entidade, em Barreiras.

IMG_9883

Para o novo gestor, assumir a presidência da entidade é motivo de orgulho. “Com certeza a missão é delicada, devido à enorme crise financeira e administrativa que assola o país. Ao mesmo tempo, é uma oportunidade que exige coragem e dedicação para liderar e ser porta voz dos municípios que integram a entidade”, disse.

Demir garante dar continuidade aos trabalhos que já vinham sendo executados e que sua primeira ação será uma análise das demandas dos municípios. “Muitas ações foram feitas, e muitas conquistas estão por vir. Minha missão nestes sete meses é dar continuidade a tudo que foi iniciado pelos ex-presidentes Humberto Santa Cruz e Marcelo Mariani. O nosso primeiro passo será fazer uma agenda para identificarmos as demandas dos municípios, com intuito de buscarmos apoio dos governos estadual e federal, principalmente daqueles mais urgentes”, frisou Demir.

Marcelo salientou, mesmo que por um período curto, foi uma satisfação comandar e coordenar os serviços que a entidade presta aos municípios do Oeste. Na oportunidade agradeceu o apoio dos filiados.

“Agradeço a todos os prefeitos pelo o apoio. Foram muitas as batalhas e conquistas. Superamos divergências, discutimos inúmeras pautas. Conseguimos uma nova sede para melhor atender os prefeitos, adquirimos mobiliário, através de convênio com a União dos Prefeitos da Bahia conseguimos a sessão de um carro, continuidade do processo de funcionalidade dos consócios o finalitário voltado para a infraestrutura, e o consórcio de saúde, tudo isso graças a contribuição dos municípios que compõem a Umob. Acredito que Demir irá fazer um trabalho ainda melhor”, destacou Marcelo.

Pautas discutidas

Além de publicitar a transmissão de cargo em virtude da Lei de desincompatibilização, os prefeitos falaram sobre a criação do Parque Tecnológico em Barreiras, e também sobre a realização do Seminário de Juventude em julho – Colegiado da Bacia do Rio.

Na oportunidade, os advogados Edmilson Silva e Jorge Haddad os prefeitos debateram sobre recuperação dos valores recolhidos a título de contribuição previdenciária patronal, incidente sobre as faturas das cooperativas de serviços; Instituição do poder de polícia sobre as estruturas de energia elétrica, de comunicação e criação das taxas decorrentes do poder de polícia; Obtenção de benefícios decorrentes da decretação de situação de emergência e condicionantes para sua fruição.

Na reunião também foi abordada a preocupação com o baixo nível das águas dos rios da região principalmente o Rio Grande, Rio Branco e o Rio de Ondas.

Além de Demir e Marcelo participaram da reunião os prefeitos de Mansidão Ney Borges, Catolândia Gilvan Pimentel, Wanderlei José conceição, prefeito de Buritirama Arival Viana, de Angical Leopoldo Neto, representantes de Santa Rita de Cássia, Baianópolis e Riachão das Neves. O prefeito de Barreiras Antonio Henrique que esteve afastado da Umob, descontente com a escolha da diretoria na época, retomou a instituição.

IMG_9974


Compartilhe:

Comentários: