Prefeito de Tabocas empossa novos agentes do Conselho Tutelar

Os cinco eleitos atuarão pelo período de 2016 a 2020

DSCN2345

A cerimônia foi realizada no Centro Comunitário da Igreja Católica (Fotos: Jayme Modesto/JGO)

Jayme Modesto

O prefeito de Tabocas Humberto Pereira (Beto), empossou na manhã deste domingo, (10/01), os cinco novos conselheiros tutelares, além dos seus respectivos suplentes. A cerimônia foi realizada no Centro Comunitário da Igreja Católica do município. Os eleitos atuarão pelo período de quatro anos (2016 a 2020).

A posse dos novos conselheiros tutelares contou com a presença do prefeito municipal, vereadores, pastores, secretários, assessores, representantes da sociedade organizada, além de familiares dos conselheiros e suplentes.

DSCN2398

Na ocasião, a secretária de Assistência Social Leonor Farias, destacou a felicidade em empossar os novos conselheiros, que foram escolhidos de maneira transparente e direta pelos cidadãos DSCN2496taboquenses para serem, a partir de agora, os garantidores dos direitos das crianças e adolescentes da cidade. “Recebem hoje a missão delegada a vocês pela população, que a cada ano está mais participante. O Conselho de Direitos vem evoluindo ano a ano e isso permitiu que mais pessoas despertassem para sua importância, sinal de que a sociedade está percebendo a importância do seu protagonismo”, relatou a secretária.

O chefe do executivo, o prefeito Humberto Pereira, ressaltou a importância do Conselheiro Tutelar. “A tarefa é fazer com que as nossas crianças e adolescentes sejam protegidos. Temos uma equipe pronta e preparada para fazer valer os seus direitos”, destacou Beto, alertando ainda as famílias e os novos conselheiros para a proliferação das drogas e prostituição infantil. “É uma situação preocupante que merece muita atenção dos poderes constituídos”, concluiu.

A presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Maria dos Reis Ataíde, ressaltou que um Conselho Tutelar forte e atuante faz a diferença. “A responsabilidade que temos é grande. Quando assumimos esse papel, devemos estar cientes da função que vamos desempenhar”, disse Maria.

Os eleitos para atuarem no Conselho Tutelar de Tabocas são: Adriana dos Reis Costa, Cristiano Barbosa Araújo, Desivalton Mendes de Almeida, Robson de Souza Santos e Silvana de Oliveira Campos. Cristiano Barbosa Araújo foi eleito como novo presidente para o quadriênio 2016/2020.

DSCN2454

Conselho Tutelar

O Conselho Tutelar é um órgão permanente e autônomo, não jurisdicional. Tem a responsabilidade de garantir, proteger e defender os direitos dessa população. Exerce, ao mesmo tempo, a vigilância para proteção da infância e a própria proteção de direito, apurando as denúncias de violações. Os conselheiros tutelares desenvolvem várias habilidades, como a interação com indivíduos, famílias, organizações, poder público e a comunidade em geral. Tais atividades devem ser desenvolvidas livres de preconceitos, atitudes discriminatórias, respeitando o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) em defesa da população infanto-juvenil.

 

 

 

 


Compartilhe:

Comentários: