Prefeitura de Barreiras amplia oferta de serviços durante a Campanha Outubro Rosa

Ei…Se toca! Outubro Rosa chegou!


Nos dias 23, 24 e 25 terá mutirão de ultrassom de mama na sede do Programa Idade Viva.

Com a cor rosa predominante, o mês de outubro é conhecido mundialmente por ações afirmativas relacionadas à prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama. Em Barreiras, a Prefeitura através da Secretaria Municipal de Saúde, dentro do Projeto Saúde Humanizada, intensifica a Campanha Outubro Rosa nas Unidades de Saúde e no Centro de Atendimento à Mulher (CAM), tendo como principal objetivo alertar as mulheres e a sociedade em geral sobre a importância da prevenção e o tratamento.

            Com o slogan “Ei, Se toca! Outubro Rosa chegou!” um grande laço rosa foi colocado na rotatória da BR 242, a intenção é justamente chamar a atenção dos munícipes para o tema. Esse ano, a Secretaria de Saúde dobrou a oferta de ultrassons mamárias, ao longo de todo mês serão disponibilizados mais de 500 procedimentos, um aumento de 80% somente nesse mês, em relação aos demais meses do ano.

            “Estamos no mês dedicado à prevenção ao câncer de mama, sabemos a importância dessa ação para o diagnóstico precoce, em 2018 foram diagnosticados 37 casos da doença em nosso município. Ao longo desse mês do outubro rosa, teremos várias ações com o intuito de alertar para essa doença, por isso, estamos ampliando em 80% o atendimento e realização de exames, exclusivamente nesse mês serão realizados mais de mil procedimentos além das consultas que já são realizadas diariamente na rede”, pontuou o secretário de saúde, Anderson Vian.

     No dia 01 de outubro a Campanha foi oficialmente aberta com palestras sobre o Câncer de Mama no Centro de Atendimento à Mulher e exercícios de alongamento realizados por uma educadora física. Os atendimentos seguem até 30 de outubro com mais palestras e orientações com psicóloga, nutricionista, enfermeiros e o mastologista do município, João Ricardo. Todas as unidades de saúde do município, bem como o Centro de Saúde Leonídia Ayres, também estão realizando ações de prevenção ao câncer de mama.

            Ainda segundo o secretário de saúde, nos dias 23, 24 e 25 terá o mutirão de ultrassom de mama na sede do Programa Idade Viva, bairro São Pedro. Além dos exames, integram a programação, palestras na sala de espera, massoterapia, testes rápidos de HIV, Sífilis e Hepatites e ainda o trabalho voluntário da equipe do salão de beleza Luz do Sol Cosméticos.


Compartilhe:

Comentários: