Prefeitura de Barreiras dá continuidade ao projeto “Partiu! Testagem nas Escolas”

Nesta manhã de terça-feira, 12, os estudantes e profissionais de educação da Escola Municipal Celso Barbosa, na Morada da Lua, receberam a equipe do projeto Partiu! Testagem nas Escolas. Com o retorno das aulas para o segundo semestre, a Prefeitura de Barreiras através da Secretaria de Saúde, Educação e Vigilância Epidemiológica (Viep) estão realizando a testagem de jovens a partir de 12 anos de idade e objetiva identificar, monitorar e isolar casos da Covid-19 por meio de testes PCR Antígeno.

A iniciativa é uma parceria entre a Prefeitura de Barreiras e Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (SESAB), e envolve profissionais de saúde da Viep e Laboratório do Centro de Saúde Leonídia Ayres. Na semana passada, a primeira escola visitada foi a Escola Municipal Octávio Mangabeira, no Loteamento Rio Grande, dos 111 estudantes que realizaram o exame, apenas 04 testaram positivo e foram encaminhados para isolamento domiciliar.

“Estamos com nossa equipe da Viep e do laboratório do Leonídia Ayres testando durante dois dias, na terça e quinta-feira, alcançando assim, estudantes e servidores da educação. Até o momento temos obtido resultados satisfatórios, e nossa meta é ampliar a cobertura. Na próxima semana, estaremos realizando a testagem no Colégio Municipal Eurides Sant’Anna”, disse a coordenadora da Viep, Doracir Madalena.

 

A testagem na Escola Celso Barbosa acontece durante esta terça-feira, 12, e na quinta-feira 14, com amostragem de 341 pessoas. Aguardando sua vez na sala de testagem, a estudante Geovana Almeida, 12 anos, estava tranquila e falou da importância de testar. “Eu vou testar pela primeira vez, mas estou tranquila, porque acho importante saber se está tudo bem. Eu uso máscara, sempre lavo as mãos e graças a Deus ninguém ficou doente em minha casa”.

A vice-diretora da Celso Barbosa, Valéria Libório, explicou que os casos positivos de estudantes e servidores são todos acompanhados, havendo o afastamento imediato, além disso, existe a solicitação aos pais que não levem os filhos para escola com sintomas gripais. A próxima unidade escolar que receberá o projeto Partiu Testagem será o Colégio Municipal Eurides Sant’Anna nos dias 19 e 22 de julho.

Dircom/PMB 


Compartilhe:

Comentários: