Prefeitura de Barreiras e Marinha do Brasil realizará curso gratuito para Marinheiro Fluvial em outubro

Investindo na capacitação e habilitação dos fluviários que conduzem embarcações em Barreiras, a Prefeitura através da Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer em parceria com a Marinha do Brasil estarão realizando a Formação de Aquaviários – Marinheiro Fluvial Auxiliar– Nível 1, para condução de embarcações com AB até 10 e potência propulsora até 170 kW, empregadas na navegação interior, nos lagos, rios e apoio portuário fluvial.

O curso técnico viabilizado pela Diretoria Municipal de Cultura, por meio da Divisão de Ensino Profissional Marítimo para Aquaviários, formará 30 participantes. As inscrições acontecem no período de 07 a 11 de outubro na Biblioteca Municipal Folk Rocha e as aulas acontecerão de 14 a 25, na Escola Municipal de Informática. Na programação de ensino, a grade contempla aulas teóricas e práticas, englobando desde técnicas de navegação até procedimentos obrigatórios de segurança.

O diretor de cultura, Lucas Barreto salienta que o curso é uma iniciativa inédita e tem como objetivo o preparo do pessoal para o trabalho a bordo de embarcações, oportunizando inclusive a formação e qualificação dos barqueiros que acompanham o cortejo marítimo nos festejos de 02 de fevereiro, evitando assim os transtornos que ocorreram na festa desse ano.

“Estamos promovendo esse curso em parceria com a Marinha do Brasil, com objetivo de evitar acidentes na utilização de embarcações. Essa capacitação possibilitará que os barqueiros que participam em fevereiro do cortejo fluvial em homenagem a Oxum e Iemanjá possam estar devidamente habilitados para participar da festa com absoluta segurança, assim, a Prefeitura de Barreiras demonstra o compromisso que tem com a população, mantendo viva as nossas tradições e a nossa cultura”, disse.

Os interessados devem ficar atentos à data de inscrição. O curso é destinado a cidadãos de ambos os sexos e maiores de dezoito anos, que ao concluírem o curso com aproveitamento, receberão o Certificado de Conclusão e a Caderneta de Inscrição e Registro (CIR), documento requerido para atuar profissionalmente como aquaviário.


Compartilhe:

Comentários: