Prefeitura de Barreiras realiza primeira Feirinha Itinerante Zé Buriti

Nessa primeira edição 27 barracas padronizadas foram montadas.

Com a proposta de fortalecer a agricultura familiar e incentivar os pequenos negócios, a Prefeitura de Barreiras, através da Secretaria de Agricultura e Tecnologia, realizou na última sexta-feira (30), a primeira Feirinha Zé Buriti no Bairro Morada Nobre, através do Projeto Vale Produtivo. Com a ideia de acontecer em diversos bairros de Barreiras, a Feirinha oferece produtos do Vale, artesanato, alimentação e produtos diversos de pequenos produtores e dos moradores de cada bairro.

Em homenagem ao produto encontrado principalmente no Vale e Cinturão Verde, a Feirinha Zé Buriti é uma referência também a música do cantor Bosco Fernandes, que ganhou notoriedade na voz do barreirense Saulo Fernandes e retrata a diversidade e força regional da planta e do fruto buriti. Nessa primeira edição, 27 barracas padronizadas foram montadas divididas na Praça do Ginásio de Esportes Baltazarino Araújo Andrade, espaços para produtos orgânicos, hortaliças, verduras, frutas, também doces, flores e plantas naturais, alimentação, produtos para animais doméstico e exposição de artes.

Responsável pela organização, o secretário de agricultura e tecnologia, que esteve ao lado do subsecretário Rider Castro, falou sobre a geração de emprego e renda. “A resposta do público tem sido excepcional com essa Feira Itinerante, em homenagem ao buriti, produto natural da nossa região. Temos aqui a proposta de produtos diversificados, com o objetivo de fomentar a economia nas localidades e no município. Assim, como a Associação Morada Nobre que recebeu a primeira Feirinha Zé Buriti, outros bairros já se interessaram e já estamos organizando a segunda edição. Agradecemos todos os produtores que participaram dessa proposta”, pontuou.

Os produtores do Projeto Vale Produtivo participaram da primeira edição da Feirinha.

Na feira tem produtos orgânicos, hortaliças, verduras, frutas, doces, flores, plantas naturais e outros.

 

A equipe de governo prestigiou a Feirinha Itinerante Zé Buriti.

O agricultor George Panayotis apresentou os produtos oriundo do sistema agroflorestal produzido na comunidade do KM 30, “Essa proposta é muito significativa, apresentamos nossos produtos e gostamos bastante das vendas, superou nossa expectativa.” Já a moradora do Bairro Morada Nobre e diretora da Associação dos Moradores, apresentou os produtos da Let´s Churros Gourmet. “Essa é uma grande novidade, esperamos que aconteça mais vezes, aqui é um momento de comprar, também de diversão e confraternização familiar”.

            Ao lado da primeira-dama, Marisete Bastos, e da vice-prefeita Karlúcia Macêdo, o prefeito Zito Barbosa fez questão de participar da primeira edição da Feirinha Zé Buriti e destacou as ações realizadas ao longo da semana em homenagem aos feirantes do oeste da Bahia e a importância da feira itinerante.

“Iniciamos no sábado, (24), as comemorações à vida desses produtores que muito colaboram com a economia da nossa cidade e região no Centro de Abastecimento de Barreiras, ao longo da semana foram várias ações sociais e de entretenimento, e hoje, estamos fechando com chave de ouro a Semana do Feirante com esse projeto da primeira Feirinha Zé Buriti. Todos os envolvidos estão de parabéns e vamos seguir com esse mesmo objetivo nos demais bairros de Barreiras”, destacou Zito Barbosa.

Prestigiaram também a Feirinha Zé Buriti, o secretário de meio-ambiente, Demóstenes Junior; de segurança e trânsito, Júnior Sampaio; de administração e planejamento, Gislaine Barbosa; de indústria e comércio, Carlos Costa; chefe de gabinete, Marileide Carvalho; da vereadora Graça Melo e populares.


Compartilhe:

Comentários: