Prefeitura de Santana assina convênio com Uneb para implantação do curso de Engenharia Agronômica

A assinatura oficial aconteceu durante as comemorações do aniversário de 131 anos de Emancipação Política do município.


 

Fotos: Clériston Frota

 

Ivana Dias

O prefeito de Santana, Marcão Cardoso assinou convênio com Universidade do Estado da Bahia – Uneb, e garantiu a implantação do curso de Engenharia Agronômica, no município. A assinatura oficial aconteceu no dia 16 de dezembro, no espaço de eventos Alô Bahia durante as comemorações do aniversário de 131 anos de Emancipação Política.

Já em 2022 os estudantes de Santana e de toda região poderão contar com o curso de Engenharia Agronômica oferecido pela Universidade do Estado da Bahia (Uneb), na modalidade fora de sede. Uma parceria entre a prefeitura, a Uneb e a Escola Família Agrícola Padre Arthur Birk, de Santana.

“Foi uma grande luta para chegarmos no dia de hoje. Começamos a defesa pela Universidade Federal da Bahia, ainda quando fiquei sem mandato, por força da lei. Em 2015 começamos tratar da UNEB para Santana, em 2016 passamos a tratar com mais força, uma vez eleito prefeito em 2017 passamos a ter as condições e as ferramentas necessárias para colocar a prefeitura e a gestão como parceira desse projeto”, esclareceu o prefeito Marcão Santana.

 

A cerimônia também foi transmitida on line e contou com a participação do reitor da Uneb, José Bites.

Prefeito Marcão Cardoso, o atual diretor da Uneb de Barreiras Joaquim Neto e secretária municipal de Educação, Lucimar Lima.

Em sua fala agradeceu pelo ao reitor José Bites e ressaltou que os habitantes dos 11 municípios que compõe a Bacia do Rio Corrente também estão gratos pela universidade. “A universidade extrapola os limites territoriais do nosso município, essa é uma luta para trazer educação para os munícipes de toda a região e sabemos que é o primeiro de muitos outros e teremos muitas outras parcerias”, pontou Marcão.

Na modalidade fora de sede a UNEB tem autonomia e competência legal para que possa oferecer o curso em Barreiras. Essa proposta foi aprovada e o projeto já está autorizado para que possa consolidar o plano de trabalho, assim como a oferta através do processo de vestibular.

Para o reitor da Uneb, José Bites, é fundamental entender a importância do convênio no município. “É fundamental que a gente compreenda a dimensão desse convênio e a importância dele no sentido da nossa consolidação em Santana. O convênio está bem fundamentado e a partir de agora, da consolidação, que é a segunda etapa do convênio do plano de trabalho, teremos todas as condições de definir o cronograma e a oferta desse curso efetivamente no município”, ressaltou Bites.

Estiveram presentes, o atual diretor da Uneb de Barreiras Joaquim Neto; diretor eleito para a próxima gestão da Uneb de Barreiras, Reginaldo Cerqueira; da secretária municipal de educação, Lucimar Lima,  o professor Uldérico Oliveira; da diretora da Escola Família Agrícola Padre Arthur Birk, Arlete Carvalho, entre outras autoridades e comunidade escolar.

A cerimônia também foi transmitida on line e contou com a participação virtual do reitor da Uneb, José Bites; da vice-reitora eleita para a próxima gestão da Uneb, a professora Dayse Lago e do secretário Especial de Licitação, Contratos e Convênios, Leandro Cavalcanti.


Compartilhe:

Comentários: