Prefeitura de São Desidério realizou audiência pública para apresentação dos Planos Municipais de Educação Ambiental e de Turismo

A Prefeitura de São Desidério por meio das Secretarias de Educação (SEDUC) e de Meio Ambiente e Turismo (SEMATUR) através da Cooperação Técnica firmada com a Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB), realizou na manhã de hoje, 21, no plenário da câmara de vereadores a primeira Audiência Pública para apresentação do Plano Municipal de Educação Ambiental – PMEA e do Plano Municipal de Turismo – PMT. “É um momento importante de consolidação das ações de educação ambiental, muitos trabalhos são realizados na comunidade escolar que é a maior representante da própria comunidade”, frisa a secretária da SEDUC, Iléia Almeida.

Para o secretário da SEMATUR, Joabe Pereira, as parcerias são fundamentais em todo o processo de elaboração dos planos. “O Plano é um documento que se tornará uma Lei que ajudará a definir o processo de desenvolvimento do turismo no município”, confirma Joabe.

A audiência teve como objetivo divulgar as atividades propostas na construção dos planos, estratégias que serão adotadas nas demais consultas populares previstas, discutir coletivamente as temáticas envolvidas, além de obter contribuições e o parecer da população.

“Não basta ter os atrativos é preciso ter planejamento e gestão, daí a importância dos Planos bem elaborados em consonância com a realidade local e é isto que estamos fazendo, com a participação de todos, o turismo do município, será construído da melhor forma”, alertou o Professor da UFOB, Paulo Baqueiro. As próximas etapas de construção do Plano incluem também trabalho de campo e consultas públicas em várias comunidades rurais. “Somos responsáveis em despertar a sociedade que pense seu papel de forma consciente e participativa, é de fundamental importância o envolvimento da universidade nesse trabalho”, disse o professor da UFOB, Valney Dias.

Ascom SD


Compartilhe:

Comentários: