Primeiro Centro de Parto Normal do Oeste da Bahia é ianugurado em Barreiras

Parto humanizado e empoderamento da mulher serão características do Centro de Parto Normal Dr. Giltamar da Silva Gomes.


Foi pensando no protagonismo da mulher e na promoção do parto humanizado que o prefeito Zito Barbosa inaugurou o Centro de Parto Normal Dr. Giltamar da Silva Gomes, o primeiro do Oeste da Bahia, nesta quinta-feira (10). A entrega do novo equipamento de saúde contou ainda com a presença da primeira-dama, Marisete Bastos, do vice-prefeito Emerson Cardoso, do presidente da Câmara de Vereadores, Otoniel Teixeira, do secretário e subsecretária de saúde, Melchisedec Neves e Jamile Rodrigues, respectivamente.

O Centro de Parto Normal é interligado ao Hospital da mulher destinado à assistência ao parto, proporcionando segurança, respeito, acolhimento e conforto à parturiente de baixo risco e ao recém-nascido. Inserido dentro do Projeto Saúde Humanizada, a estrutura do novo equipamento de saúde conta com cinco quartos para pré-parto, parto e pós-parto, e um quarto com banheira para partos na água.

Conforme a subsecretária de saúde, o objetivo é justamente fazer com que a mulher se sinta em casa em um dos momentos mais importantes de sua vida, que é o nascimento do bebê. “Recebemos com muita alegria mais esse equipamento que busca reforçar a autonomia da mulher, aqui contamos com profissionais que atuarão diariamente nesse trabalho humanizado. Esse Centro conta com acessórios que ajudarão no trabalho de parto, como a massoterapia, aromaterapia, musicoterapia, cromoterapia, liberdade e movimentos da paciente. É um ambiente tranquilo e seguro, respeitando esse momento único de todas as mulheres”, destacou Jamile Rodrigues.

 

Emocionada com a homenagem ao companheiro Dr. Giltamar da Silva Gomes, a viúva Fabiana Torres falou da importância do Centro de Parto Normal que recebe o nome do médico obstetra referência no atendimento e acolhimento das pacientes de Barreiras e região. “É uma alegria enorme receber essa homenagem, essa com certeza foi um dos melhores presentes de poder deixar essa marca na história desse município do médico que amava a medicina e se doava no atendimento ao público”, enfatizou.

Após a benção do novo espaço, realizado pelo Pároco da Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, Padre Jocleilson, o prefeito de Barreiras falou da satisfação de entregar o primeiro Centro de Parto Normal do Oeste e os desafios de manter uma saúde humanizada. Na oportunidade, o gestor da Capital do Oeste, anunciou que nos próximos meses estará entregando novos equipamentos de saúde nos bairros Barreiras I, Riachinho, Boa Sorte, Morada da Lua de Cima, Cidade Nova, também no KM 30, Vau do Teiú, e o Centro Especializado de Reabilitação – CER.

“Agradeço a Deus por esse momento marcante e único em que entregamos mais um equipamento público para a saúde de Barreiras. O Centro de Parto Normal Dr. Giltamar da Silva Gomes é o primeiro do Oeste da Bahia e demonstra o cuidado que temos com a saúde em nosso município e de modo especial com as mulheres e seus bebês. Aqui teremos uma equipe altamente capacitada que atuará com cuidado e responsabilidade com foco no empoderamento da mulher, deixando-as à vontade para escolher a melhor maneira de ter seus filhos. Continuamos na luta contra a Covid-19 e no engajamento de melhorar cada vez mais a saúde do nosso município, porque Barreiras é o nosso futuro hoje e o nosso orgulho, a nossa Capital do Oeste”, destacou Zito Barbosa.

Também prestigiaram o evento os vereadores: Adriano Stein, Alcione Rodrigues, BI Ayres, Hipólito dos Passos, Teteia Chaves, Ivete Ricardi, João Felipe, Dr. Graça Melo, Silma Alves, Valdimiro José e Yure Ramon, ainda secretários, subsecretários, coordenadores e servidores municipais.

Dircom/PM


Compartilhe:

Comentários: