Primeiro Mutirão Nacional de Atendimento Jurídico realizou mais de 100 atendimentos em Barreiras

O atendimento social é ação uma da Unidade de Serviços da Unifasb Uninassal.


Ivana Dias

O primeiro Mutirão de Atendimento Jurídico Nacional realizou 100 atendimentos gratuitos em Barreiras, no período de 21 a 25 de março, na Unidade de Serviços da Unifasb Uninassal.

O atendimento social é uma ação do Balcão de Justiça e Cidadania da Unifasb, com o intuito de facilitar o acesso da população em geral ao Poder Judiciário e oportunizar aos acadêmicos a prática necessária ao aprimoramento e à compreensão do cotidiano profissional.

De acordo com o advogado da unidade Dr. Devaldir Catarino, entre as demandas mais atendidas estão as da Vara de Família com ações e execuções de alimentos, e também os divórcios consensuais. “Esse é o primeiro mutirão do ano com a nova administração, um trabalho social que tem ajudado muito as pessoas que precisam de atendimento jurídico e não tem esse apoio. Com o retorno das atividades presenciais existe uma demanda reprimida muito grande, estamos recebendo muitas ações de alimentos, execução de alimentos que os pais deixaram de pagar às crianças, novas ações e execuções de processos antigos. Aumentou também o divórcio consensual, antes da pandemia 99% era litigioso”, pontuou.

Para os acadêmicos do curso de direito essa é uma oportunidade de estágio supervisionado que amplia os conhecimentos que serão aplicados no cotidiano profissional. “Começamos ter o contato de atendimento ao público no oitavo semestre e começamos entender como vai ser essa experiência no mercado de trabalho. Aqui atendemos mais na área de família, percebemos que o sistema judiciário não dá uma proteção muito grande aos conflitos que são trazidos. Então procuramos intermediar para solucionar da melhor forma possível para ambas as partes”, disse a acadêmica do 9º semestre, Érica Gouvêia.

Apesar do término do mutirão, os atendimentos jurídicos continuam acontecendo de segunda à sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 18h, na Unidade de Serviços da Serviços da UNIFASB, localizada na Rua Vinte e um de Setembro, nº 202 no bairro Primavera. Mais informações na pelo telefone: (77) 3612 2658.

É importante destacar que não são atendidas demandas de Crimes Contra a Vida, de Relações de Trabalho e Processos Criminais, por se tratar de atendimento gratuito, dentro da faixa de renda estabelecida por Lei, mantendo assim, a concorrência leal com os advogados em atuação na Comarca de Barreiras.


Compartilhe:

Comentários: