Profissionais da Imprensa de Barreiras são imunizados com a primeira dose contra Covid-19

Nesta primeira etapa foram vacinados profissionais de 40 anos acima, mediante comprovante de trabalho durante a pandemia.  

A luta começou com a solicitação do Sinjorba, de inclusão da categoria na lista de prioridades da vacinação.

Ivana Dias

Profissionais da imprensa de Barreiras começaram a ser vacinados no sábado (12), no Posto de Vacinação Covid-19, montado no Parque de Exposições Engenheiro Geraldo Rocha.
Nesta primeira etapa foram imunizados profissionais de 40 anos acima, cadastrados no Sindicato dos Jornalistas da Bahia (Sinjorba), mediante comprovante de trabalho no período pandêmico.
A jornalista Cheilla Gobi é repórter correspondente do Oeste da Bahia, na Rádio Sociedade da Bahia e está muito feliz por ter a oportunidade de se vacinar. “A emoção é grande! A luta por parte da categoria foi imensa para a conquista dessa medida acertada da Prefeitura de Barreiras. Espero que todos os prefeitos tomem essa atitude. Com essa primeira dose a esperança em dias melhores só aumentou! Que cheguem vacinas para todos, vacinas com qualidade”, disse.
A luta pela validação do direito de vacinar contra a Covid- 19 iniciou com a solicitação do Sinjorba, para a inclusão da categoria na lista de prioridades da vacinação a partir do Decreto 10.288, em 22 de março de 2020. No entanto, até a consolidação da imunização dos trabalhadores foi um longo caminho. A vacinação iniciou em 04 de junho de 2021 na capital baiana. Na região Oeste da Bahia esse processo começou em 31 de maio, sendo os municípios de Formosa do Rio Preto e Bom Jesus da Lapa, os primeiros a imunizar os profissionais de imprensa.
Na sessão realizada no dia 09 de junho na Câmara de Vereadores de Barreiras, a vereadora Heleina Braz da Silva – Teteia Chaves, solicitou aprovação da Carta de Indicação para “inclusão dos profissionais de imprensa, que atuam na linha de frente na área de comunicação social da cidade, no rol das categorias de trabalhadores prioritários no plano municipal de vacinação contra a COVID-19”, que foi aprovada por unanimidade pelo Executivo Municipal.
“A oportunidade veio como uma bênção! A atuação do Sinjorba e da Fenaj, assim como a proposta da vereadora Teteia, na Câmara de Barreiras, mostram a relevância da categoria para a sociedade nos momentos mais difíceis. E prova que devemos nos unir, para enfrentarmos os desafios que são naturais dessa profissão”, pontuou o jornalista José Filho.
Atualmente Barreiras está entre os dez municípios da região Oeste da Bahia – Angical, Bom Jesus da Lapa, Correntina, Formosa do Rio Preto, Ibotirama, Riachão das Neves, Santa Maria da Vitória, Santana e São Felix do Coribe, que já imunizaram os profissionais de imprensa com a primeira dose da vacina contra a Covid-19.
“Os jornalistas ainda não compreenderam a força coletiva que têm. Quando compreenderem e construírem unidade para encaminhar suas lutas, conseguirão mudar um pouco a realidade de aviltamento e desrespeito à profissão. Essa foi a lição dessa luta pela vacinação”, destacou o presidente do Sinjorba, Moacy Neves.

 


Compartilhe:

Comentários: