Programa Cidade Empreendedora melhora ambiente para pequenos negócios em Barreiras

Iniciativa do Sebrae tem foco em acelerar o crescimento a partir de políticas de desenvolvimento nos eixos de liderança, desburocratização, compras governamentais e educação empreendedora

Por: Silvania Costa

Foto:  Washington Luiz – DIRCOM


Criado para ser impulsionador do empreendedorismo local, o programa Cidade Empreendedora, mais uma vez, está desenvolvendo ações em Barreiras, no Oeste da Bahia. Ao continuar com a parceria com o Sebrae, o município possibilita um ambiente de negócios cada vez mais favorável e acessível aos donos de pequenos negócios.

Junto com o poder público, o Sebrae trabalha para facilitar a vida dos empreendedores, articulando a desburocratização dos serviços voltados para as micro e pequenas empresas. “Essa parceria é importante para, através do programa, termos um diagnóstico da situação atual, com os impactos da pandemia e recomendações estratégicas para dinamizar a economia local”, avalia Emerson Cardoso, vice-prefeito de Barreiras.

O Cidade Empreendedora facilita a atuação e o crescimento dos empreendimentos quando: agiliza a abertura, fechamento, alteração e legalização de empresas por meio do sistema integrado da Rede Nacional para a Simplificação do Registro e Localização de Empresas e Negócios – Redesim, numa parceria com a Junta Comercial do Estado da Bahia (JUCEB). A gerente do Sebrae em Barreiras, Adriana Morais, destaca que, promovendo, a desburocratização é possível gerar mais desenvolvimento, emprego e renda para o município.

O programa contribui com a potencialização dos pequenos negócios também quando estimula o funcionamento da sala do empreendedor com capacitação e serviços para quem quer abrir ou melhorar o negócio. No momento em que incentiva as compras públicas fazendo com que o foco da prefeitura seja a aquisição de produtos locais, e quando incentiva a Educação Empreendedora para formar futuros empreendedores.

Durante o ano são oferecidas consultorias e capacitações para os agentes públicos para que os resultados, de fato, sejam positivos. Em Barreiras, e em mais quatro municípios estão sendo aplicadas três consultorias – Sala do Empreendedor, Agricultura Familiar e Redesim, que terminam no final do mês de agosto. Em setembro começam as de Educação Empreendedora, contas públicas e inovações.

Considerada como o ‘coração do empreendedorismo no município’, a sala do empreendedor em Barreiras realizou mais de 3 mil atendimentos de janeiro a julho deste ano. “A sala só veio para ajudar, agiliza, facilita a vida do empreendedor. Sempre que preciso, venho e consigo resolver as minhas necessidades”, disse Edilson dos Santos, microempreendedor individual, que atua no setor da construção civil.

As consultorias começaram no mês de abril e até novembro será elaborado um plano de ação para o desenvolvimento dos pequenos negócios. Uma resposta da ação do Sebrae quanto ao trabalho realizado será apresentada no final do ano por meio de um relatório, indicando quais providencias devem ser tomadas para o avanço dos negócios, mostrando ainda as que foram tomadas no decorrer das consultorias.

O secretário de Indústria, Comércio e Turismo, Roberto de Carvalho, comemora a continuidade de Barreiras no programa e com a ampliação das ações iniciadas anteriormente que vão fortalecer o setor empresarial do município. Para ele, isto representa mais incentivo para os empresários já instalados na cidade e também para o surgimento de novos interessados em empreender.

No Oeste baiano, além de Barreiras, o Cidade Empreendedora está presente nos municípios de Luís Eduardo Magalhães, Formosa do Rio Preto, Barra e Serra do Ramalho.

Agência Sebrae de Notícias Bahia:
Mais notícias: http://www.ba.agenciasebrae.com.br
Canal no Telegram: t.me/sebraebahia
Podcast: bit.ly/imersaosebrae

Para mais conteúdos, siga o perfil @sebraebahia nas redes sociais:
http://www.instagram.com/sebraebahia
http://www.YouTube.com/sebraebahia
http://www.facebook.com/sebraebahia
http://www.twitter.com/sebraebahia
https://www.linkedin.com/company/sebraebahia

Central de Relacionamento Sebrae: 0800 570 0800


Compartilhe:

Comentários: