Programa Encontro Marcado entrevista médica mastologista

O programa Encontro Marcado debate o impacto da pandemia, estimativa atual do INCA sobre o câncer de mama e campanha Outubro Rosa.

Jaime Modesto

Em entrevista ao Programa Encontro Marcado, a médica mastologista Drª. Alba Dias falou sobre as principais dúvidas a serem esclarecidas sobre o câncer de mama.

A campanha do Outubro Rosa faz parte das ações contra o câncer de mama, o tipo de câncer mais comum entre as mulheres no Brasil e no mundo, atingindo 50 pessoas a cada 100 mil habitantes.

A mastologista destacou os fatores que podem ser apontados como causadores ou colaboradores para o surgimento da doença.

“O câncer de mama só perde para o câncer não melanoma, um tipo de câncer de pele. A incidência dele é alta, para se ter ideia, em uma população de 100 mil habitantes teremos uma média de 50 novos casos de câncer de mama por ano. O câncer de mama é multifatorial, o que tem colaborado para o aumento da incidência seria a mudança no estilo de vida da mulher, principalmente a postergação da maternidade. O fato de ela ter o primeiro filho após os 30 anos colabora para um aumento do índice de câncer de mama. Além do número de ovulações que ela tem, porque o câncer de mama também tem relação com a ovulação da mulher”, esclareceu  Drª. Alba Dias.

A médica também falou sobre os riscos devido ao estilo de vida da paciente. “Se ela sofre estresse, se há ausência de atividade física, o tipo de alimentação, a ingestão de álcool, tudo isso aumenta a incidência do câncer de mama, além da obesidade, principalmente na pós-menopausa”, esclareceu.

Entre os outros assuntos relacionados ao câncer de mama discutidos no programa estão a importância de fazer o rastreio mamo gráfico, auto-exame das mamas para ajudar  na detecção de uma lesão, o câncer de mama nas mulheres jovens, câncer de mama nos homens, os exames auxiliares no diagnóstico das doenças mamárias, o papel da campanha Outubro Rosa, a conscientização, a importância do exercícios físicos na prevenção, e muito mais.

A mastologista Drª. Alba Dias atua no Instituto de Assistência a Saúde da Mulher – IAM, em Barreiras.


Compartilhe:

Comentários: