Programa Encontro Marcado recebe a “Turma da Beatriz”

A Turma da Beatriz promove a ação voluntária em busca da alegria de crianças carentes

Fotos Cheilla Gobi

Cheilla Gobi

Ação solidária da Turma da Beatriz proporciona um mês das crianças mais alegre, a crianças carentes do município de Barreiras. Durante essa semana os telespectadores do Programa Encontro Marcado, transmitido pela TV Câmara irão conhecer sobre essa ação social e também como contribuir com esse projeto. As entrevistadas são Jeane dos Santos Barreira ( maē da BEATRIZ) e Francilla Motta (voluntária).

O Projeto leva o nome de Beatriz, uma criança que nasceu na cidade de Barreiras, Oeste da Bahia, em junho de 2001, filha de Jeane Barreira e Alberto Andrade Barreira e que teve uma missão curta. Aos 10 anos, Beatriz apresentava sinais e sintomas de que algo não andava bem com a sua saúde, seus pais então começaram a buscar respostas para aquilo que estava acontecendo com a filha. Em busca de um diagnóstico começaram na própria cidade onde moravam, porém não foi suficiente, começaram uma busca incansável pelo diagnostico da Beatriz, passando por Salvador, onde a pequena fez alguns procedimentos, mas sem sucesso. A família de Beatriz conseguiu o diagnóstico no hospital de base em Brasília, tratava-se de uma doença rara chamada esclerodermia sistêmica juvenil, que ataca os órgãos internos fazendo com que os mesmos gradativamente parem de funcionar. No caso dessa criança, o seu coração e pulmões já estavam bem debilitados, assim como ela. Mesmo assim, Beatriz não aparentava está doente, ela era guerreira, forte, de uma opinião única, e transmitia força, esperança e coragem para sua família, amigos e todos aqueles que acompanhavam a sua luta.

“Não poderíamos esperar menos dela, sempre foi uma criança determinada, de uma personalidade forte, uma criança que não se conformava por ela ter tantos brinquedos e outras crianças não. Ela pensava sempre no próximo, queria ajudar a todos”, contou Jeane, mãe da menina.

No dia 06/08/2012 Beatriz veio a óbito no hospital de base em Brasília. Em 2013, Jeane começou a doar parte de seus brinquedos, roupas e outros pertences. “Compramos kits de higiene e distribuímos em uma creche da cidade. durante os dois primeiros anos ninguém sabia da nossa ação, mas o projeto que foi criado com intuito de amenizar a dor foi crescendo e chegando até outras pessoas que resolveram abraçar essa causa”, revelou.

No terceiro ano, Jeane conta que foi feita uma divulgação com intuito de receber ajuda daqueles que se interessassem pelo projeto. No quarto ano o projeto tomou uma proporção um pouco maior, onde alcançaram um número maior de pessoas que ajudaram. No 5º ano, a campanha tomou uma proporção imaginável, segunda conta Jeane. Com uma arrecadação grande de brinquedos.

Para essa sexta edição, Jeane espera contar novamente com o apoio da população, com a doação de brinquedos e doces para alegrar ainda mais o dia das crianças.

A entrevista completa vai ao ar nesta segunda, terça e quarta-feira, ao meio dia com reprise ao longo da semana por volta das 20 horas. O programa que tem a apresentação de Jayme Modesto será na TV Câmara de Barreiras. Assista também aos programas passados no canal no Youtube, “Encontro Marcado com Modesto”.

Turma da Beatriz

 


Compartilhe:

Comentários: