Programa Encontro Marcado: saiba tudo sobre o Cadastramento Biométrico, realizado em Barreiras

Jayme Modesto recebe o chefe de Cartório André Luiz | Fotos: Cheilla Gobi

Cheilla Gobi DRT 4871

Um pouco mais de 23 milhões de municípios brasileiros já utilizaram o sistema biométrico desde quando foi lançado em 2014. Para 2018, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) pretende que a maioria dos eleitores já esteja inserida nesse novo sistema, saindo dos 72% para 82,4% do eleitorado brasileiro.  O Cadastramento Biométrico é obrigatório e só terá direito a voto quem o fizer, alerta o convidado dessa semana do Programa Encontro Marcado, o chefe de Cartório de Barreiras, André Luiz Bastos Cardoso. Na oportunidade, o entrevistado deve esclarecer dúvidas e falar sobre o novo prazo para regularização da situação eleitoral.

O recadastramento biométrico, que consiste no cadastro do eleitor através dos dados biométricos, ou seja, impressões digitais, a foto e assinatura, teve início em Barreiras desde 2015 na modalidade ordinária, conforme explica André. A partir de fevereiro de 2017, a Justiça Eleitoral, lançou um edital de convocação solicitando a presença de todos os eleitores para a realização do recadastramento. Barreiras é único município da região Oeste da Bahia que tem a obrigatoriedade do sistema.

31 de janeiro foi o prazo estipulado pela justiça, e os eleitores residentes em Barreiras que não compareceram até este prazo para o cadastramento tiveram seus títulos eleitorais cancelados, garante o entrevistado. Conforme explica André, a Justiça determinou a abertura de uma nova fase que consiste na continuidade dos cadastros.

“Não se trata de prorrogação. As pessoas que tiveram seus títulos cancelados tem a oportunidade de regularizar sua situação eleitoral, até o dia 09 de maio de 2018”, alerta o chefe do Cartório.

Durante a entrevista André vai explicar de forma detalhada como deve ser feito e o que é necessário. Fala ainda como está sendo o procedimento de cadastro desde quando teve início em Barreiras; as vantagens desse novo sistema e consequências para aqueles que não se recadastrarem.

O programa que tem a apresentação de Jayme Modesto vai ao ar as segundas, terças e quartas-feiras, às 12h, com reprise às 20h, pela TV Câmara de Barreiras. Assista também aos programas passados no canal no Youtube, “Encontro Marcado com Modesto”.


Compartilhe:

Comentários: