Projetos estudantis são apresentados na 6ª Expo Santana

O prefeito de Santana, Marcos Aurélio dos Santos Cardoso, prestigiou o evento.

As tecnologias sociais, de baixo custo e de grande alcance social, desenvolvidos pelos estudantes da rede estadual de ensino estão chamando a atenção de empresários participantes da 6ª Edição da Expo Santana. Os trabalhos estão sendo apresentados na III Feira de Ciência, de Educação Profissional e Tecnológica para o Desenvolvimento Regional, promovida pela Secretaria da Educação do Estado em parceria com a Prefeitura de Santana (838 km de Salvador), no Oeste baiano.

Os 43 projetos protagonizados por 140 estudantes e professores de diferentes Territórios de Identidade da Bahia foram criados nos Centros Educacionais e Territoriais de Educação Profissional (CEEPs e CETEPs) e nas unidades escolares que ofertam os cursos técnicos, a exemplo de Informática, Agropecuária, Administração e outros.

Um dos projetos em destaque é o “Montagem de drone quadrotor com planejamento de voo para geoprocessamento”, desenvolvido pela equipe que tem como integrante Ruan Zorante Santos, 16, do curso técnico em Informática, do CETEP Portal do Sertão, localizado em Feira de Santana. “O drone é um equipamento de voo de grande versatilidade e criamos este protótipo devido a necessidade de muitos produtores rurais em monitorar as suas propriedades e áreas de plantio através do geoprocessamento. Com ele, é possível fazer um plano de voo e programar a captura das imagens a serem exibidas em um computador”, explicou o estudante.

Projeto destaque: Montagem de drone quadrotor com planejamento de voo para geoprocessamento.

O prefeito de Santana, Marcos Aurélio dos Santos Cardoso, falou sobre o impacto da oferta destes cursos para o município e a região. “A educação tem movido a nossa região. Tudo o que os estudantes têm produzido agora tem chamado atenção das empresas onde futuramente eles possam trabalhar, mas também o poder público. Tenho fé de que estamos olhando para os projetos e ideias de nossos futuros pesquisadores, professores, técnicos, que vão gerar ainda mais riqueza para o Oeste da Bahia”, acrescentou o prefeito, ao destacar o alcance social dos projetos apresentados pelos estudantes da rede estadual na III Feira de Ciência, de Educação Profissional e Tecnológica.

Ao prestigiar os projetos dos estudantes, o gerente de Negócios do Banco do Nordeste, João Ribeiro, falou sobre a importância da qualificação profissional para o mercado de trabalho. “Essa questão da educação de base passando pelos cursos técnicos é extremamente importante para o desenvolvimento de qualquer região. Hoje, lá no banco, quando existe a necessidade de fazer contratações de funcionários, ainda que não sejam através de concurso público, nós preferimos aquelas pessoas que passaram por um processo de ensino qualificado e que adquiriram conhecimento de uma determinada área. Por isso, é indispensável que os jovens se preparem cada vez mais”, destacou.

III Feira de Ciência, de Educação Profissional e Tecnológica para o Desenvolvimento Regional.

O gerente regional do SEBRAE no Oeste da Bahia, Emerson Cardoso, falou da importância dos cursos técnicos ofertados pela Secretaria da Educação do Estado nos diversos Territórios de Identidade da Bahia. “Reconheço o trabalho que a rede estadual faz e nós ainda temos uma ponte com o trabalho que o SEBRAE realiza através do empreendedorismo na escola. Então, quando se tem tecnologia e inovação de um lado com esses centros de pesquisa e ensino e, isso, é associado ao empreendedorismo, as pessoas podem utilizar esse conhecimento para ganhar dinheiro e, consequentemente, diminuir os altos índices de desemprego e desigualdade social”, ressaltou.

O empresário Marcelo Celidonio Barreto, proprietário do provedor de internet Technet localizado em Ipirá e que também atua como professor do CETEP da cidade, reconhece a importância da mão de obra dos estudantes. “Receber um profissional que sai de um curso já formado e preparado é muito importante e vital para as empresas no mercado. Por isso, os cursos técnicos da Educação Profissional têm um papel fundamental na formação e encaminhamento dos estudantes ao mundo do trabalho”, esclareceu.

Ascom: Secretaria da Educação do Estado da Bahia

Fotos: Claudionor Jr


Compartilhe:

Comentários: