Saiba quais são os principais erros de quem estuda à distância

Você faz ou está pensando em fazer uma pós-graduação EAD? Cuidado para não cometer os principais erros! Optar por uma pós-graduação à distância tem diversas vantagens, mas é necessário ter organização e disciplina para aproveitar o curso da melhor maneira!

Fazer uma pós-graduação ead em educação ou em qualquer outra área é uma alternativa à modalidade presencial. A flexibilidade no horário é uma das maiores vantagens, uma vez que o próprio aluno decide quando e onde fará as aulas. Apesar de ser um ponto positivo, se não for aproveitado, pode se transformar em algo ruim.

Confira os principais erros cometidos por quem faz uma pós-graduação online:

1. Não se organizar

A organização é fundamental para qualquer modalidade de estudo, mas no ambiente virtual é ainda mais necessária. Como já foi dito, na pós ead é você quem determina os horários, tempo dedicado, ritmo das aulas, por isso criar um cronograma ou apenas pensar no melhor horário para você se dedicar ao curso faz diferença.

2. Deixar para depois

Diretamente ligado ao tópico anterior, o pensamento de “deixar para depois” é algo ruim para quem faz uma pós-graduação EAD. Claro que tem dias que estamos muito ocupados ou cansados e deixamos as aulas de lado, mas procrastinar não deve ser uma ação comum.

Fazer tudo de uma vez também é ruim, por isso mantenha sempre o foco e disciplina para ampliar os seus conhecimentos.

3. Estudar com distrações

Outro erro comum cometido por quem faz uma pós-graduação ead em saúde e bem estar social, direito, história ou em qualquer outra área é estudar com o celular ao lado, com a televisão ligada, conversando com alguém.

Na sala de aula presencial, a distração também é uma inimiga dos alunos. Entretanto, na modalidade à distância, a chance de você tentar fazer duas coisas ao mesmo tempo é maior. Aproveite o fato de poder estudar na hora que quiser e estar no conforto da sua casa para assistir às aulas com atenção!

4. Não aproveitar as interações

Engana-se quem pensa que no curso de pós-graduação ead não existe interação entre os alunos e o professor. Cada instituição tem uma metodologia e critério para definir as interações, mas os alunos têm a possibilidade de conversar com os tutores em determinado momento para tirar dúvidas.

Não aproveitar esse tempo é outro erro, uma vez que é a chance de esclarecer questões e aprender mais.

5. Pular etapas

Pular determinada aula de uma pós-graduação ead em neuropsicopedagogia ou do curso que você está fazendo, não é recomendado. Assista todas às aulas na sequência indicada para que consiga absorver as informações e se aperfeiçoar profissionalmente.

6. Escolher qualquer instituição

E para fechar a lista, escolher qualquer instituição é um dos erros mais graves. Hoje em dia, existem muitas faculdades que oferecem pós-graduação intensiva ead, mas nem todas proporcionam um ensino de qualidade. Para não ter prejuízo, sempre verifique se a instituição oferta cursos reconhecidos pelo MEC.

Para ter certeza que o seu dinheiro será bem investido na sua carreira profissional, vale pedir recomendações para colegas de trabalho, familiares e outros conhecidos!


Compartilhe:

Comentários: