Santana é o maior município da Bahia sem casos de Covid

Cerca de quatro meses desde que o primeiro caso de Covid-19 foi registrado na Bahia, Santana é o maior município do estado sem infectados pelo coronavírus. A informação, confirmada pela gestão municipal, também é apresentada no boletim divulgado pela Secretaria estadual de Saúde (Sesab).

Até o final da tarde desta quarta-feira (1°), dos 417 municípios baianos, apenas 29 não possuem casos confirmados. Destes municípios sem infectados pelo coronavírus, apenas Santana tem mais de 20 mil habitantes, o que a torna a maior cidade sem casos da Covid-19.

Para o prefeito Marcão, esse é o resultado de medidas de prevenção precoce e de muito trabalho de divulgação de informações junto à população. “Desde o princípio da pandemia no nosso País e no nosso estado estamos mobilizados na tentativa de impedir que esse vírus chegue ao nosso município. Nesses quatro meses criamos uma unidade de emergência para atendimento exclusivo de possíveis casos da Covid-19, implantamos barreiras sanitárias 24h nas entradas e saídas da cidade, fechamos os comércios temporariamente, suspendemos atividades na rodoviária, suspendemos a feira livre, que recebe muita gente de fora, as aulas da rede municipal foram adiadas, distribuímos gratuitamente mais de 20 mil máscaras e fechamos algumas ruas do centro, permitindo entrada de veículos e motos somente dos estabelecimentos comerciais devidamente credenciados. Fora isso, estamos nos comunicando com a população frequentemente, incentivando o uso de máscaras e álcool para quem precisa sair, e o isolamento social para aqueles que não precisam” explicou Marcão.

Nesse meio tempo, a Prefeitura Municipal de Santana continua com o acompanhamento dos alunos da rede municipal com atividades que são feitas virtualmente ou são entregues em casa, foi mantido todo o atendimento emergencial da Assistência Social e está entregando obras de infraestrutura realizadas no município. Isso significa dizer que, apesar de toda mobilização em torno do coronavírus, a gestão municipal não parou.

“Apesar de empreendermos todos os esforços na tentativa de conter o avanço desse vírus, a população é também responsável por esse resultado. Não ter casos no nosso município é motivo de comemoração, mas também de alerta, porque são muitos casos em nossa região. Então não podemos deixar de lado as medidas e cuidados que já estamos tomando. E cada um precisa fazer a sua parte, ficando em casa, e usando máscaras e higienizando as mãos se precisar sair”, alertou Marcão.

Ascom Santana


Compartilhe:

Comentários: