São Desidério celebra festejos de São Sebastião

Ascom SD

Como parte do calendário cultural do município de São Desidério, foi realizada na manhã desta segunda-feira 20, a XXI Romaria Ecológica de São Sebastião, um percurso de aproximadamente 09 km da sede de São Desidério até o povoado de Morrão.

Como explica o secretário da SECULT, Florentino Souza Filho, a Romaria Ecológica surgiu a partir de um resgate cultural. “Esse percurso era a única via de acesso entre a sede de São Desidério e o povoado de Morrão na década de 1960. Anos mais tarde, com o surgimento de outra estrada esse trajeto foi esquecido e a partir de 1999 começamos com a romaria que até hoje conta com boa participação popular”, frisou.

Durante o percurso os romeiros fizeram pausa para lanche e roda de samba. Na chegada ao povoado, os romeiros se uniram a uma procissão até a igreja local, onde foi celebrada uma missa campal em louvor ao padroeiro São Sebastião.

“Mais uma vez a romaria foi maravilhosa, é muito gratificante participar. É uma caminhada de fé e devoção. Já são 15 anos que participo desta tradição, desde os 13 anos comecei a participar junto com meus saudosos avós, e a cada ano sempre procuro participar. Com a proteção de São Sebastião, ano que vem quero ir novamente”, declarou a participante Juliana Ferreira.

Este ano, o evento homenageou Márcio Moisés Rodrigues Dias, um dos participantes assíduos da Romaria Ecológica de São Sebastião, que faleceu em dezembro de 2019. Após a missa, foi servido um almoço comunitário no prédio da escola local.

Sede – Também na sede do município, foram realizadas rezas em várias residências em devoção ao santo do dia.

Canabravão – Na localidade de Canabravão, a aproximadamente 20 km da sede, além de rezas e celebrações durante o dia. As comemorações em honra ao santo culminaram com a realização de uma procissão e missa solene à noite.

Roda Velha de Baixo – Em Roda Velha de Baixo as celebrações para homenagear o santo foram no domingo, dia 19, com missa e almoço coletivo.

 

 


Compartilhe:

Comentários: