São Desidério comemora 59 de Emancipação Política e destaca-se por suas belezas naturais

Lugares como o Povoado do Morrão, Rio Guará e Rio dos Angicos são atrativos turísticos que encantam moradores e visitantes que buscam por lazer.


Dia 22 de fevereiro – 59 anos de Emancipação Política de São Desidério. Foto: Prefeitura de São Desidério

 

Ivana Dias

No dia 22 de fevereiro, São Desidério comemora 59 anos de Emancipação Política, conquistada em 1962, quando deixou de ser distrito da cidade de Barreiras para ser um município independente. Seu primeiro prefeito eleito, Abelardo Alencar, tomou posse em 7 de abril de 1963 e desde então, iniciou-se o período de desenvolvimento para os são-desiderianos, que são destaque na mídia nacional por sua produção agrícola, cultura e turismo.

São Desidério é uma das principais cidades do Oeste baiano, localizada a cerca de 900 quilômetros da capital da Bahia – Salvador. Atualmente tem 34.266 habitantes (IBGE/2020), com área de 15 157 005 quilômetros quadrados – sendo o segundo maior município do estado em extensão.

Suas belezas naturais são atrativos turísticos que encantam moradores e visitantes, são inúmeras opções principalmente para quem gosta da natureza. Entre elas, o Parque Municipal da Lagoa Azul, o Sítio Arqueológico das Pedras Brilhantes, Paredão Deus me Livre, Buraco do Inferno e mais de 100 grutas, para quem gosta de escaladas e trilhas.

Lagoa Azul. Foto: Prefeitura de São Desidério

Uma opção para quem gosta de passeio menos radical são os balneários do povoado do Morrão, localizado a 13 km da sede. O local é dentro da comunidade e conta com boa infraestrutura de acesso. Lá o visitante pode se refrescar nas águas do Rio Grande e também contar com serviços de bares e restaurantes particulares, com disponibilidade de cardápio diversificado para garantir o conforto no local.

De acordo com o secretário municipal de Meio Ambiente e Turismo, Joabe Almeida, o turismo tem sido bastante importante para a economia do município neste período de pandemia, especialmente para os povoados de Sítio e Morrão, que compreende um turismo de massa às margens do Rio Grande, contemplados por muitas belezas e especialidades culinárias.

O Povoado do Morrão tem diversos balneários particulares prontos para receber os turistas. Foto: Prefeitura de São Desidério

 

Seja no Morrão, no Rio Guará ou no Rio dos Angicos, a culinária é diversificada e caprichada. Foto: Prefeitura de São Desidério.

 

Descida de bote no Rio Grande. Foto: Prefeitura de São Desidério.

Devido ao período de pandemia algumas mudanças foram realizadas para cumprimento do protocolo contra a Covid-19. “Sobre as mudanças em relação à visitação no momento com a suspensão dos decretos de restrição, todos os ambientes estão orientados a controlar o acesso de pessoas de acordo com a capacidade de cada um para evitar assim aglomerações descontroladas. Alguns  optaram por trabalhar com sistema de agendamento, devido a grande procura após o processo de reabertura dos espaços”, explicou Joabe.

Rio Guará. Foto: Prefeitura de São Desidério.

 

Outro lugar muito bonito em São Desidério é o Rio Guará, localizado a cerca de 120 km da sede municipal, entre os povoados de Angicos e Vereda Grande. Um lugar propício para quem procura distanciamento dos centros urbanos para os dias de lazer em família, com passeio de barcos, área de camping e paisagens de belas veredas. O acesso só é permitido mediante reserva e os visitantes podem se deliciar com vários tipos de pratos da culinária local.

O Rio dos Angicos é um paraíso transparente e encantador, que também tem atraído inúmeros visitantes a vivenciar essa nova experiência. O acesso pode ser feito pela BR que liga São Desidério a Correntina e depois por uma estrada de chão, em boa condição de trafegabilidade. Nos Angicos, os turistas têm a opção de conhecer o pequeno rio de águas límpidas e ainda acampar no local – um complexo de chácaras particulares que funcionam com reservas pré-agendadas. Além de ser o mais novo destino turístico, é também uma alternativa de geração de renda e emprego, para as famílias da comunidade.

Rio dos Angicos.

 

Águas cristalinas.

“Em momentos tão difíceis em que praticamente a população de toda região vem sofrendo com as restrições impostas pela covid 19, convidamos todos a nos visitar, sem dúvidas serão momentos inesquecíveis para cada um, lembrando que a covid 19 ainda é uma realidade no país e não seria diferente em nossa cidade, embora por aqui estamos conseguindo manter os casos controlados, orientamos que todos se cuidem, usem máscaras e busquem dividir os espaços apenas com pessoas do seu convívio diário. Venha nos visitar, São Desidério está de braços abertos!”, concluiu o secretário Joabe Almeida.

Contatos do Departamento de Turismo: (77) 98105-0435/ 99827-2826.


Compartilhe:

Comentários: