São Desidério experimenta um novo momento na gestão municipal

Jayme Modesto

Uma verdadeira revolução silenciosa. Assim pede ser considerada a atuação da nova gestão municipal de São Desidério. Durante entrevista no Programa “Encontro Marcado”, TV Câmara, nesta terça-feira (05/09), apresentado por Jayme Modesto, o prefeito José Carlos que esteve acompanhado do secretário de Cultura Esporte e Lazer Josivaldo Oliveira, pontuou uma infinita lista de ações realizadas nestes primeiros oito meses de gestão. O gestor enumerou diversas melhorias que vem sendo implantadas em sua administração e destacou o empenho de sua equipe de governo para que o sucesso seja alcançado.

O prefeito José Carlos esclareceu ainda, que sua administração não cria a ilusão do empreguismo, nem do faz de conta, garante que são ações efetivas que vem solucionando os graves problemas acumulados ao longo dos anos, citando como exemplo as área de saúde e também Educação, – áreas que vem recebendo importantes investimentos e que a população já percebe as melhorias. “Neste primeiro momento priorizamos a Saúde, pois desde janeiro, quando assumimos a prefeitura percebemos a precariedade nesta área. Outro setor prioritário foi a Educação, pois logo as aulas se iniciariam e precisávamos, com urgência, solucionar a questão do transporte escolar e também da merenda. Fizemos ainda a licitação para a reforma de 32 escolas da zona rural e sede do município”, destacou Zé Carlos.

Logo no início da entrevista, o prefeito de São Desidério recordou o início do seu mandato e pontuou algumas das dificuldades encontradas. “Estamos começando a respirar agora. Quando convocamos a imprensa, logo no início do mandato apresentamos a difícil situação encontrada em nosso município. A partir daí, focamos na organização da casa. Ao longo desses oito meses foi possível fazer essa arrumação, colocamos a prefeitura em ordem e hoje nos encontramos em situações favoráveis e já estamos conseguindo administrar”, disse o prefeito destacando ainda que a maior pendência deixada pela administração passada foi com o INSS, uma dívida calculada em mais de 15 milhões de reais, débito este já regularizado.

Na oportunidade Zé Carlos pontuou algumas das ações já realizadas nestes primeiros oito meses de gestão e também as que pretende executar. “Muitas das propostas colocadas em nosso plano já estão em andamento. A saúde, por exemplo, hoje já estamos com uma média de 18 especialidades. Estamos construindo a maior escola do município na sede, e fizemos a licitação para a construção de uma escola semelhante também em Roda Velha, obra esta orçada em um pouco mais de 4 milhões”.

Zé Carlos citou ainda: Pavimentação de 2,5 km, na Roda Velha 1, 2 e 3, praticamente concluída; a construção de duas pontes, bem como canais de drenagem. Na sede está sendo feito todo o recapeamento asfáltico em 100% das ruas; Reestruturação do cemitério; Praça da igreja matriz em execução; Recuperação da Orla da barragem, limpeza nos rios, paisagismo. O prefeito disse ainda que serão feitas as quatro entradas no município e garantiu também que já foi licitada a obra da nova biblioteca de São Desidério.

Sobre o saneamento básico, o prefeito frisou que desde o início da sua gestão procurou dialogar com órgãos responsáveis. “Fizemos a seguinte proposta de parceria com a Embasa: a prefeitura entrar com 50% dos recursos, pensando em uma participação com os lucros ou redução de custo para os usuários. Estamos debatendo sobre essa hipótese”.

Referente ao aterro sanitário, Zé Carlos garantiu que está com 90% das obras prontas e que logo em seguida iniciará a coleta seletiva.

Questionado sobre as ações realizadas na zona rural do município, o entrevistado desta semana falou das ações e projetos realizados. “São Desidério tem uma zona rural vasta, são 125 povoados, estamos como o segundo maior município da Bahia. Estamos trabalhando e, vamos dar atenção as comunidades rurais sim”.

Segundo informações do prefeito, no município ainda existem famílias vivendo em casas de palhas. Construir moradias foi umas das propostas do plano de governo. “Estamos construindo 36 casas, através do Projeto Casa Bela. A cada seis meses, serão construídas 36 casas, com recursos próprios do município”, disse Zé Carlos.

O prefeito disse ainda que nas comunidades rurais, a prefeitura está abrindo 12 postos artesianos e que mais estão por vir. Falou ainda do projeto “Prefeitura Itinerante” com a presença do prefeito e todo o secretariado nas comunidades. “É um projeto que aproxima a gestão da população., por isso implantamos esse projeto e o nosso intuito é inserir já nos próximos encontros alguns serviços para as comunidades. Estamos entusiasmados com esse projeto dada a repercussão e a satisfação  das pessoas”.

Ao final da entrevista o prefeito Zé Carlos e o secretário de Cultura falaram sobre a grande festa São Desidério Fest que será realizada de 15 a 18 de setembro. “É uma festa tradicional, mas que nesta edição vem com novo nome e novo formato”, disse Josivaldo Oliveira.

A primeira edição do São Desidério Fest traz como tema principal “Uma mistura de ritmos e cores”, e contará com quatro noites de música e animação. O evento é atrelado aos tradicionais festejos religiosos da Padroeira do município, Nossa Senhora Aparecida (19) e do Divino Espírito Santo (20).

A programação musical inclui artistas de renome nacional e marcam os quatro dias de festa. Na sexta-feira 15, estão programados shows com Elvis Ellan e Bell Marques. Sábado 16, se apresentam a dupla Marcos e Belutti e a banda Harmonia do Samba e no domingo 17, a cantora Anitta. Na segunda 18, o show será na Praça Abelardo Alencar com a atração religiosa Anjos de Resgate. A entrada será gratuita durante todos os dias de festa.

“Esperamos um grande público, as nossas expectativas são as melhores, com certeza será sucesso”, concluiu Zé Carlos agradecendo a oportunidade de estar mais uma vez no programa Encontro Marcado.


Compartilhe:

Comentários: