Secretaria de Agricultura e Tecnologia realiza encontro com produtores rurais de Barreiras, com foco no planejamento dos serviços e benefícios ofertados

Na manhã desta terça-feira (17), a Secretaria de Agricultura e Tecnologia de Barreiras realizou um encontro com representantes de associações das comunidades rurais com a proposta de apresentar o planejamento que engloba os benefícios e serviços ofertados pela pasta em todo município.

Além do secretário José Marques, esteve presente no encontro a subsecretária Manuela Maia e a equipe técnica, eles abordaram os detalhes dos serviços e benefícios ofertados pela Secretaria. No total, são 106 comunidades rurais catalogadas em Barreiras e dentre as atividades oferecidas. estão os serviços de acompanhamento técnico, hora máquina, distribuição de calcário, análise de solo, também o Programa Nacional de Alimentação nas Escolas (PNAE), serviços de cadastramento dos produtores e organização das associações, além da execução do Serviço de Inspeção Municipal (SIM) e do novo plano de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER).

“Hoje damos início às atividades de planejamento, aproveitamos o momento para falar do Plano de Assistência Técnica e Extensão Rural que já foi elaborado e será implementado na zona rural para efetivar ainda mais essas ações que são realizadas desde o início da gestão anterior do prefeito Zito Barbosa, em nosso município. Na próxima semana, já iniciam as visitas técnicas no campo para começar os planejamentos e ver de perto como funciona cada realidade. Conhecer os detalhes dos serviços ofertados pela Secretaria é uma grande oportunidade para todos os produtores beneficiados pelo Vale Produtivo”, pontuou José Marques.

Com apoio de Instituições como AIBA, ABAPA, CARGIL, Universidades e outros parceiros, as ações da Secretaria de Agricultura e Tecnologia alcançam os Eixos do Rio Branco, Rio de Pedras, Rio de Ondas, Rio Grande, Cinturão Verde, BR 242 e em perímetros irrigados.

Hudson Batista, produtor da comunidade Nova Esperança, do Eixo Rio de Ondas, relata seu otimismo para as colheitas e comercialização dos diversos produtos produzidos em sua comunidade.  “A nossa associação é recente, tem apenas seis anos que resolvemos fortalecer as parcerias para superar as dificuldades com tratamento de solo e assistência técnica. A partir do momento que passamos a receber essa atenção especial da Secretaria de Agricultura e Tecnologia, voltamos a ter esperança de boas colheitas e vendas. Com esse apoio técnico e avaliação pontual das equipes, nossa expectativa é que as colheitas deste ano dobrem” relatou Hudson.

 

Dircom/PMB – 17.08.2021


Compartilhe:

Comentários: