Secretaria de Assistência Social e Trabalho de Barreiras promove ação contra o trabalho infantil, em agenda na zona rural

Até o dia 9 de julho, as equipes volantes dos Centros de Referência de Assistência Social – CRAS e Centro de Referência Especializado de Assistência Social – CREAS estarão percorrendo as comunidades rurais de Barreiras em um trabalho de combate e prevenção ao trabalho infantil. Mais de 85 famílias já foram visitadas e receberam kits infantis de atividades lúdicas, além de orientações para evitar a evasão escolar. Nessa segunda-feira, 28, a programação passou pelas localidades na área do Rio Branco até o Chico Preto.

Com a presença dos técnicos da Secretaria Municipal de Assistência Social e Trabalho, a programação também foi acompanhada de perto pela subsecretária Carmelita Pimentel. Os kits entregues trazem atividades, jogos de tabuleiro e ensinamentos sobre o que é a violação de direitos, como buscar ajuda e proteção contra situações de risco. Esse trabalho de campo ajuda a verificar a situação das famílias que já são acompanhadas pelos equipamentos públicos de assistência social e a constatar o surgimento de novas situações de vulnerabilidade, como crianças em idade escolar, não matriculadas e menores de idade executando trabalhos perigosos nas propriedades rurais.

“Com a pandemia do novo Coronavírus, muitas crianças e famílias se afastaram do ambiente escolar, principalmente na zona rural onde o acesso às tecnologias é mais restrito. Essas crianças são cadastradas e acompanhadas pela rede de proteção social e as famílias em situação de vulnerabilidade passam também a receber cestas básicas”, informou a subsecretária de assistência social Carmelita Pimentel.


Compartilhe:

Comentários: