Secretaria de Assistência Social e Trabalho realiza encontro preparatório para a Conferência Municipal

Confirmada para os dias 30 e 31 de agosto, a XII Conferência Municipal de Assistência Social e Trabalho de Barreiras terá como tema central “Assistência Social: direito do povo e dever do Estado, com financiamento público, para enfrentar as desigualdades e garantir proteção social”. Para que o evento atinja seus propósitos e traga os melhores resultados, na última sexta-feira (23), em atendimento à solicitação do Conselho Municipal de Assistência Social de Barreiras (CMAS), foi realizado um encontro preparatório à Conferência.

Sob a organização da Secretaria de Assistência Social e Trabalho, o evento foi destinado aos técnicos dos Centros de Referência em Assistência Social (CRAS) I,II, III, IV e V; do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS); e do Centro POP. O objetivo foi alinhar junto às equipes a realização de atividades com os usuários dos serviços socioassistenciais, previstas para acontecer durante o período de 3 a 20 de agosto, construindo diálogos com a população sobre o temário central da Conferência.

Ao fazer a abertura do encontro, o gestor do Fundo da Assistência Social, Ailton José da Silva falou sobre as novidades reservadas para esta edição da Conferência. “A Conferência de 2021 será ordinária e realizada em 30 e 31 de agosto, em formato híbrido, contando com a parceria da Câmara Legislativa Municipal para acolher os delegados presencialmente e transmitir as atividades em tempo real, através de suas plataformas de TV, rádio e internet, para toda a população”, destacou.

O encontro preparatório foi conduzido pela presidente do CMAS, Marília Machado e as conselheiras Débora Morais, representando a sociedade civil, e Jelzira Figueiredo, representante governamental. “No próximo dia 30 o CMAS realizará a pré-conferência com os trabalhadores do SUAS e em seguida com as entidades prestadoras de serviços socioassistenciais, elegendo os delegados para participação na Conferência Municipal”, esclarece Marília.

Conferências – As Conferências de Assistência Social são instâncias de caráter deliberativo e têm, como premissas, avaliar a política de Assistência Social e apresentar orientações, definindo diretrizes para o aprimoramento do Sistema Único de Assistência Social – SUAS. Elas ocorrem ordinariamente a cada quatro anos e, extraordinariamente, a cada dois anos.


Compartilhe:

Comentários: