Secretaria de Justiça Social realiza o 2º Ciclo de Capacitação do SUAS na região oeste da Bahia

Ivana Dias

A Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social da Bahia (SJDHDS), através da Superintendência de Assistência Social (SUAS), promove o Ciclo de Capacitação para os profissionais da Assistência Social da região oeste da Bahia, em Bom Jesus da Lapa.

A capacitação iniciou no dia 28 de março e vai até o dia 06 de abril, com o intuito de qualificar e orientar os profissionais vinculados aos CRAS que atendem os beneficiários do Programa Primeira Infância. Nessa etapa a capacitação foi realizada na modalidade presencial, com duração de 80 horas.

Entre os temas apresentados estão o SUAS/Proteção Social Básica, Guia para Visita Domiciliar (GVD), Cuidado para o Desenvolvimento da Criança (CDC) e ao Sistema ePCF.

A Coordenadora do Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) de Formosa do Rio Preto, Edna Cristina Corado Pinto, destacou sobre a importância da participação no evento. “O programa tem por objetivo promover o desenvolvimento integral das crianças na primeira infância, considerando sua família e seu contexto de vida. O Governo Municipal sabe o quanto é importante investir na capacitação dos seus profissionais para uma melhor prestação dos serviços, por isso, estamos neste evento”, disse.

Santa Rita de Cássia também teve representantes presentes, o município tem uma equipe de composta por oito visitadores e uma supervisora, que atendem 300 famílias em situação de vulnerabilidade social e inscritas no Cadastro Único – CadÚnico, nos serviços socioassistenciais.

 “Com esse processo de capacitação metodológica posso aprimorar meus conhecimentos e levar atenção integral para as famílias por meio de ofertas da proteção social e proteção especial através das visitas semanais proporcionando à Primeira Infância de Santa Rita, oportunidades de aprimorar habilidades durante o seu desenvolvimento”, pontuou a supervisora do Programa Primeira Infância, Débora vogado de Oliveira.

A primeira etapa da capacitação foi realizada na sede da Universidade do Estado da Bahia -UNEB, localizada nos campus de Valença, Salvador, Serrinha e Itaberaba. O último ciclo de capacitação está programado para acontecer na UNEB dos municípios de Feira de Santana, Jacobina e Ipiaú.


Compartilhe:

Comentários: