Secretário de Infraestrutura fala sobre cronograma de obras durante o Programa Encontro Marcado

Cheilla Gobi DRT 4871/BA

Engenheiro civil pela Universidade de Brasília (UNB), João Sá Telles assumiu no novo governo, uma das pastas mais criticadas pela população de Barreiras, – a Secretaria de Infraestrutura e Obras, que tem pela frente vários desafios, como problemas gerados de gerações, como o caso do esgotamento sanitário, limpeza pública de ruas e avenidas, prédios públicos em péssimas condições, além das ruas esburacadas.

Durante entrevista ao Programa “Encontro Marcado”, na TV Câmara, gravado nesta terça-feira, (25/07), o secretário se dispôs a responder os questionamentos do apresentador Jayme Modesto e disse que a secretaria está atenta para receber os anseios da população.

Além da organização da pasta, o principal desafio, segundo o secretário, assim que assumiu a secretaria, foi o trabalho de recapeamento asfáltico. “Encontramos a secretaria desestruturada em termos de equipamentos, máquinas e servidores para serviços básicos de manutenção da cidade. Encontramos uma situação extremamente crítica. Os logradouros, postos de saúde, escolas, praças, praticamente abandonados e tomados pelo mato”, disse Sá Telles.

Sobre o asfalto ou recuperação de ruas, o secretário contou que as primeiras vias a serem trabalhadas foram as mais devastadas, principalmente aquelas que dão acesso aos hospitais Eurico Dutra e o Hospital do Oeste. Outro aspecto analisado, conforme o secretário, logo no início da gestão, foi nos corredores dos transportes coletivos, para depois seguir nas demais ruas dos diferentes bairros do município. “Já fizemos uma série de intervenções. Foram muitos os bairros beneficiados com obras nestes primeiros meses de gestão, difícil até mesmo para pontuar.”

A prefeitura coloca em prática programas de infraestrutura da cidade, a exemplo da operação tapa-buracos, programa de recapeamento asfáltico e o Programa Pavimenta Barreiras, que está em sua segunda etapa. Em muitos bairros de Barreiras, os profissionais estão patrolando e asfaltando ruas, realizando serviços de limpeza e capina. Conforme o secretário de Infraestrutura, o objetivo é proporcionar as melhorias necessárias para que se possa garantir uma melhor qualidade de vida para a população. “Nossas intervenções estão passando por toda a cidade e terão continuidade durante todo o governo. Todas as obras iniciadas pelo governo municipal tem início, meio e fim e na maioria delas com recursos próprios do município”, garantiu.

Na ocasião, o secretário falou do andamento das obras de macrodrenagem e urbanização integrada no loteamento São Paulo, Morada da Lua de baixo e Vila Júri. Segundo João, as obras iniciadas em 31 de março, já apresentam adiantamentos na sua execução com prazo para conclusão em 18 meses. “Os trabalhos nesses bairros estão em ritmo acelerado e a empresa só não avança ainda mais em função de está implantando um sistema em uma área extremamente desorganizada no que diz respeito a água e esgoto. Temos participado de várias reuniões exatamente para direcionarmos o tamanho do acréscimo que deverá ocorrer em função destas dificuldades existentes”, contou João.

De uma administração para outra, muitas vezes ficam obras inacabadas. O secretário falou sobre a situação de algumas delas em Barreiras. “Tem uma série de obras iniciadas pela gestão anterior que demoraram um pouco o seu retorno, a ativação de prazo, mas já estão em ação, em fase de execução, a exemplo do Parque Novo Tempo e o Ginásio de Esporte Baltazarino Araújo Andrade”, disse o secretário, destacando ainda as obras do Centro de Esporte e Arte Unificada (Ceu), – em andamento, e o Complexo Esportivo de Barreirinhas, que segundo João está praticamente finalizado.

Questionado sobre os entulhos dispensados em loteamentos baldios, Sá Telles falou como a prefeitura vem tratando essa questão. “Já temos uma equipe montada de fiscais, para que essas fiscalizações tenham o efeito esperado”, garantiu.

Na oportunidade, o entrevistado citou também a atenção que vem dando as comunidades da zona rural. “Estamos visitando todas as comunidades rurais, analisando as estradas, pontes e trabalhando no que for possível. Até aqui tenho visto o prefeito Zito como um homem de compromisso e não de promessas e vamos fazer muito mais por Barreiras”.

Conforme João, ainda para esse ano muitas outras obras serão iniciadas. “Todo esse sucesso é resultado de um planejamento e determinação em querer fazer acontecer. E acreditamos que o ritmo de trabalhos deve acelerar nos próximos dias. A administração tem uma equipe comprometida, e os trabalhos são visíveis”, finalizou o secretário de Infraestrutura de Barreiras.


Compartilhe:

Comentários: