Semana Nacional de Ciência e Tecnologia acontece em Luís Eduardo Magalhães

O evento que acontece em Brasília entre os dias 19 e 25 de outubro é realizado pela primeira vez no Oeste da Bahia. Em Luís Eduardo teve início nesta segunda-feira (19) e segue até a quarta (21)

 

DSCN0865

Diversas autoridades políticas da região participaram da abertura do evento  Foto: Jayme Modesto/JGO

 

Cheilla Gobi DRT-4871/BA

Com o tema “Luz, Ciência e Vida”, o município de Luís Eduardo Magalhães recebeu nesta segunda-feira (19/10), a abertura oficial da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. A solenidade do evento teve início às 15h, no Hits – Sport & Music, com o ato simbólico de início de atividade da fibra óptica no município, ao todo serão mais de 60 km.

O evento contou com a participação de autoridades da esfera federal como o Secretário Nacional de Ciência Tecnologia e Inclusão Social, Eron Bezerra que no ato representou o novo ministro Celso Pansera, o vice-governador da Bahia João Leão e o presidente da Telebras, Jorge Bittar. Além da presença de prefeitos da União dos Municípios do Oeste da Bahia (UMOB), representantes da Associação dos Municípios do Médio São Francisco (AMORVALE), a reitora da Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB), a professora Iracema Veloso, e diversas autoridades políticas da região.

A temática da edição deste ano é em referência ao Ano Internacional da Luz, estabelecido pela Organização das Nações Unidas (ONU) para 2015. O evento que acontece em Brasília entre os dias 19 e 25 de outubro é realizado pela primeira vez no Oeste da Bahia. Em Luís Eduardo Magalhães, serão oferecidas até o dia 21/10 oficinas, workshops, palestras e demonstrações práticas do quanto a tecnologia pode auxiliar o poder público municipal em áreas como educação, saúde e segurança.

Durante a solenidade de abertura foi feita uma demonstração da rede da Prefeitura e da tecnologia 4g, pela empresa chinesa Huawei.  “Estamos aqui para a apresentação oficial do nosso projeto “Cidade Inteligente” que já é referência no país. A Prefeitura de Luís Eduardo se sente satisfeita com a sensação de estar cumprindo com o seu dever”, disse o prefeito Humberto Santa Cruz.

DSCN0809Conforme Humberto, Luís Eduardo é a primeira cidade do Brasil a receber em todo o setor público o sistema 4g. “Instalamos em nosso município a base, que pode inclusive ser utilizada por outras cidades do Oeste. A ideia é democratizar o acesso à informação. A criatividade será o limite para o que queremos em tecnologia. Nossos sonhos se tornam reais, porque aqui a gente faz acontecer”.

O Secretário Nacional de Ciência Tecnologia e Inclusão Social, Eron Bezerra se colocou a disposição do Oeste, no intuito de cumprir novas tarefas. “O que eu puder fazer por essa região eu farei. Viemos fazer essa entrega solene ao município, nos confraternizar com o povo desta região e ao mesmo tempo nos colocar a disposição para novas empreitadas, pois o papel do governo é incrementar o desenvolvimento”, disse Bezerra.

DSCN0904

Secretário Nacional de Ciência Tecnologia e Inclusão Social, Eron Bezerra Foto: Jayme Modesto/JGO

De acordo com o presidente da Telebras, Jorge Bittar é possível trazer a banda larga para toda a região, para que possa se estender ao conjunto da população a qualidade de serviço. “Naturalmente em parceria com o Governo do Estado e as Prefeituras e todos aqueles que possam contribuir com a qualidade de vida dos cidadãos”, frisou.

Na sequência, uma palestra foi presidida pelo presidente da Telebras, sobre o Plano Nacional de Banda Larga (PNBL) na região Oeste. As 17h30 foi inaugurado, o Centro de Controle e Operações (CCO), anexo ao prédio do Centro Administrativo e onde funcionará a central de videomonitoramento.

 

DSCN0903

Presidente da Telebras, Jorge Bittar Foto: Jayme Modesto/JGO

No dia 20 a programação contou com palestras sobre temas relacionados à Ciência e Tecnologia ministrados por professores da Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB).

Durante todo evento o estande da Prefeitura faz demonstrações para os visitantes sobre o uso da tecnologia 4G na administração pública, o sistema de Geo referenciamento da iluminação pública, o sistema de saúde informatizado, monitoramento das escolas e o sistema e-cidade de gestão pública. Há também a participação das escolas públicas com projetos de ciências; Laboratórios de informática com projetos da Secretaria de Ação Social em robótica.

IMG_5842

Foto: Cheilla Gobi/JGO

IMG_5864

Foto: Cheilla Gobi/JGO

IMG_5850

Escolas públicas apresentam projetos de ciências Foto: Cheilla Gobi/JGO

 


Compartilhe:

Comentários: