Celebração do Senhor dos Aflitos: Missa Festiva será realizada em Barreiras

A celebração acontecerá no dia 02 de Julho, na Catedral São João Batista.


 

Ivana Dias

Devido à pandemia, a tradicional Romaria do Senhor dos Aflitos não é realizada desde 2020.  O movimento de fé e devoção que reunia milhares de pessoas a meia-noite de 1º de julho, em frente à Catedral São João Batista, mais uma vez será celebrado apenas com a Missa Festiva.

A romaria que percorria por cerca de 20 km em direção ao Povoado do Cantinho do Senhor dos Aflitos, ficará  apenas na memória dos devotos. Será realizada a Missa Festiva no dia 02 de julho, nos horário das 7h00, 8h00 e 10h00, na Catedral São João Batista, em Barreiras.

O Tríduo será realizado de 29/06 a 01/07, às 19h, no Povoado do Cantinho do Senhor dos Aflitos. O Santuário Diocesano do Senhor dos Aflitos está 20 km de Barreiras.

Senhor dos Aflitos

Segundo a tradição, a imagem do Senhor dos Aflitos veio de Portugal trazida por Francisco e José Ayres da Fonseca para o “Cantinho do Senhor dos Aflitos”. Uma capela foi construída no local, para não haver uma disputa entre as famílias que guardavam a imagem em suas casas e também, porque muitas pessoas começaram a ir para rezar em frente à imagem do Cristo Crucificado e dirigir seus pedidos.

Todos os anos, na madrugada do dia 2 de julho, milhares de pessoas peregrinavam para o Cantinho do Senhor dos Aflitos. Em certos períodos históricos a programação chegou a se estender do dia 1° a 3 de julho: 1° de julho – Fogueira dos Romeiros; 2 de julho – Missa do Senhor dos Aflitos; 3 de julho- Despedida dos Romeiros.

Dom Ricardo Weberberger, primeiro bispo da Diocese de Barreiras, todos os anos celebrava a missa da festa e participava da procissão. Nas comemorações da Diocese e da Igreja Católica promovia romarias festivas ao Cantinho.

Dom Josafá Menezes da Silva, segundo Bispo Diocesano de Barreiras, chegando ao município começou a participar das manifestações do Cantinho e passou a reunir todas as pequenas romarias em uma grande romaria, que percorre quase 20 km saindo da Catedral São João Batista, às 00h00 do dia 2 de Julho.

No dia 16 de abril de 2016, a Igreja do Senhor dos Aflitos foi elevada à condição de Santuário Diocesano do Senhor dos Aflitos. Foi constituída uma Comissão Diocesana para organizar a Festa do Cantinho e potencializar a infraestrutura necessária para crescimento da devoção.

Fonte: Diocese de Barreiras


Compartilhe:

Comentários: