Serra Dourada: Festa de Maio foi abrilhantada com a visita do governador

Foto Tadeu

Jayme Modesto

Todos os anos a cidade de Serra Dourada é invadida por milhares de pessoas de toda região e de outros estados, para prestigiar a tradicional Festa de Maio, e esse ano não foi diferente. De 01 a 03 de maio, o evento contou com a animação de bandas de renome nacional além da valorização das mandas regionais e locais. O evento foi uma realização da prefeitura municipal de Serra Dourada.

O evento também serviu como ponto de encontro para vários representantes políticos da região, que foram recepcionados pelo prefeito, Milton Frota e a primeira Dama Dieh Nunes, no camarote oficial, instalado na Praça de Eventos.

Foto Tadeu

Na terça-feira (01/05), às 10 horas, o evento teve início com a presença do governador do estado, Rui Costa, que acompanhado de sua comitiva foi recepcionado por uma grande multidão que o aguardava, formada por prefeitos de vários municípios da região, deputados estadual e federal, vereadores, vice-prefeitos e outras lideranças.

Ainda na terça-feira, a parte festiva foi aberta pela banda Lincoln & Duas Medidas. Na sequência, a banda Skemativa, Betinho Arroxanela e Perfil.

Na quarta-feira (02/05), quem balançou a praça foi o cantor Washington Brasileiro, seguido por Crismel, Skemativa, Mayara & Banda e DJ Ellen Rios.

Na quinta-feira (03/05), quem encerrou o evento foram as bandas: Gil no Comando, Xaulim & Cia, DJ Ellen e o show mais esperado da noite, a dupla César Menotti & Fabiano.

De acordo com a comissão organizadora do evento, mesmo diante das dificuldades financeiras que atingem os municípios, a Prefeitura não poderia deixar de organizar a tradicional festa, para não quebrar uma tradição de décadas, implantando uma rigorosa contenção de despesas na contratação de artistas, inclusive com o corte do camarote oficial elevado, mesmo assim não diminuiu o brilho da festa que reuniu milhares de pessoas nos três dias de festa. O prefeito Milton Frota e a primeira Dama Dieh Nunes, foram figuras presentes em todos os dias na praça de eventos.

Foto Tadeu

A festa e a religiosidade

As comemorações tiveram início nos anos 60, com as comemorações de Santa Cruz, com a denominação de Festa de Santa Cruz, tempos depois foi introduzida a parte profana com a denominação de Festa Três Maio, que logo em seguida passou a se chamar Festa de Maio.

Foto Tadeu

Com o passar do tempo, a festa foi crescendo e vários segmentos foram se inserindo, fazendo com que o cunho da festa transcendesse a questão religiosa, contando com pessoas de diversos segmentos religiosos ou sem vínculo religioso. A cidade se transforma em um lugar de paz, onde os fiéis buscam sentido para a vida, alívio para as dores e agradecem as graças alcançadas. Devoção e fé. “Assim pode ser descrita atualmente a Festa de Maio em Serra Dourada, a maior e mais tradicional festa religiosa da região. Isso vem tornando o município como um dos mais importantes do Oeste baiano, um lugar único e sagrado, cheio de bênçãos e graças derramadas dos céus pela devoção de seu povo”, destaca o prefeito.

Durante os nove dias que antecedem o evento é celebrado o novenário – encontros de religiosos na Igreja Matriz. O ponto alto do evento é o dia 03 de maio, com a missa em comemoração a Santa Cruz.

Com a introdução da parte profana na festa de Santa Cruz, o evento tomou outra dimensão, tornando uma das festas mais esperada do ano na região, sendo palco de grandes shows com artistas de expressão nacional como Sergio Reis, Paula Fernandes, Leonardo, Cesar Menotti & Fabiano dentre outros.

Visita do governador

Foto Tadeu

Esse ano o município recebeu a ilustre presença do governador nas comemorações, além das festas, a administração municipal entregou ao lado do govenador, inúmeras obras à população.  As ações voltadas a levar água para todos os moradores das zonas rurais da Bahia deram mais um passo importante no município de Serra Dourada. Na manhã do dia 1º, Rui Costa inaugurou um Sistema Simplificado de Abastecimento de Água (SIAA), que vai atender à localidade de Charco, e outros sistemas de abastecimento que vão beneficiar os moradores dos povoados de Traíra, Morrinhos e Lagoa da Onça, além de entregar praça, ginásio de esportes, e uma estrada. “Vou autorizar o início das obras, porque água é vida. Um abraço para todos de Serra Dourada”, afirmou o governador, que ainda autorizou a construção de Sistema Simplificado de Abastecimento de Água nas localidades de Jurema e Poço do Mato. Ao todo, somente em abastecimento, as ações representam um investimento superior a R$ 3 milhões.

Secom

Na área de saúde, foi constituído, na ocasião, o Consórcio Intermunicipal da Bacia do Rio Corrente, composto por 10 municípios da região, para a construção do Hospital Regional da Bacia do Rio Corrente, na cidade de Santa Maria da Vitória. O prefeito de Santana, Marco Aurélio Cardoso, presidente do Consórcio informou que a reunião das prefeituras nasceu da necessidade dos municípios se organizarem por meio dessa ferramenta para a construção desse hospital. Segundo ele, o hospital será construído pelo Estado, que também entra com os equipamentos, e os municípios, em parceria com o Estado, vão bancar o funcionamento.

Secom

“Será o primeiro Hospital Regional implantado com este modelo na Bahia”. A proposta é que a unidade atenda aos municípios de Cocos, Coribe, Santa Maria da Vitória, Santana, Serra Dourada, São Félix do Coribe, Canápolis, Tabocas do Brejo Velho, Jaborandi, Correntina e Brejolândia.

Ainda na área de Saúde, Rui anunciou a entrega ao município, até o próximo dia 28, de três kits, um para um Centro Cirúrgico, um para Ambulatório Geral e outro para a Rede Cegonha, investimento que ultrapassa os R$ 320 mil.

Já para o fortalecimento da Agricultura Familiar, Rui entregou 631 certificados do Cadastro Ambiental Rural (CAR), documento que regulariza as propriedades dos pequenos agricultores, possibilitando o acesso deles a financiamentos.

Secom

Infraestrutura e outras ações

Quem trafega pela BA-172 vai ter mais segurança na estrada, ao chegar pelo Acesso Sul a Serra Dourada. Rui autorizou também a publicação de Edital de Licitação para a pavimentação do trecho do acesso sul da estrada, que liga a sede do município à rodovia. As empresas interessadas em participar da licitação devem ficar atentas, pois a previsão é que o edital seja publicado no Diário Oficial do Estado nesta quinta-feira (3).

A agenda do governador em Serra Dourada contou ainda com ações da prefeitura, como as inaugurações de uma Unidade Básica de Saúde (UBS), da praça do bairro Serra Douradinha, em frente à (UBS), e de uma quadra poliesportiva no Colégio Municipal ACM. A UBS vai contar com mobiliário e equipamentos cedidos pelo Governo do Estado, que deverão ser entregues nos próximos dias 28 e 29.

Curiosidades sobre a região

Foto Tadeu

A região de Serra Dourada foi habitada pelos índios acroás, conhecidos por pimenteiras, que, no século 17, vindos de Goiás, ocuparam o Rio das Éguas (hoje Correntina), Santana dos Brejos e Angical, e se estenderam ao Rio Corrente até Carinhanha. Registros de sua passagem encontram-se em inscrições pictográficas gravadas nas abas dos penhascos e nas urnas funerárias encontradas na região.

 

Foto Tadeu

Foto Tadeu


Compartilhe:

Comentários: