Tabocas: 57 anos de história, conquistas e desenvolvimento

12 de abril Tabocas do Brejo Velho comemora 57 anos de independência política administrativa.

Jayme Modesto

O município de Tabocas do Brejo Velho, situado no coração do Oeste baiano, terra de gente guerreira, povo que luta e constrói riquezas, vive nos dias atuais, um período de grandes avanços e conquistas importantes, não somente na seara política/administrativa, no qual, a gestão do prefeito Humberto Pereira (Beto) vem sendo um grande diferencial, mas também na elevação da qualidade de vida da população, que em clima de alegria, descontração e muita expectativa em um futuro promissor, veem o município de Tabocas, ultrapassar a barreira de mais de meio século de independência política.

Os munícipes orgulham-se de terem construído uma bonita história de lutas e conquistas. Mesmo enfrentando as dificuldades comuns aos pequenos municípios da região, a sede e a zona rural do município demonstram muita motivação, maturidade e acima de tudo, harmonia de um povo que sabe o quer e vai à luta.

Essas virtudes, aliadas a uma postura íntegra e competente do atual gestor Humberto Pereira, confere aos moradores, posição de destaque na construção de uma sociedade mais justa, humana e progressista. Não é novidade que por possuir grandes potenciais agrícolas e subsolo rico, o município de Tabocas caminha a passos largos para uma evolução gradativa e constante, ultrapassando inclusive, cidades de maior porte no que diz respeito à elevação dos índices de desenvolvimento do seu povo. Porém, para que isso se torne concreto e definitivo, tem sido essencial a atuação decisiva de uma gestão competente, de visão futurista e comprovadamente empenhada em conduzir com responsabilidade as ações necessárias, tanto para o suporte e projeção, como para a correta aplicação de recursos em obras e ações que garantem o progresso com igualdade social, beneficiando sem distinção a todos, zelando assim pela evolução de um povo nas diversas esferas sociais.

O prefeito Beto tem sido um destaque regional desde que assumiu o município, seguindo uma conduta exemplar, e tem superado as expectativas dos seus munícipes e até de colegas gestores, que veem nele um líder autêntico, corajoso e acima de tudo, sábio em decisões que promovem o bem de todos taboquenses. Por isso é querido por todos, pelo seu estilo sempre presente, cuidando do povo e ouvindo as famílias, por isso é um dos principais personagens lembrado nestes 57 anos de independência do município.

Nesse momento em que a maioria dos políticos no Brasil enfrenta severas críticas e descrédito, o prefeito Beto disse a nossa reportagem, que é um privilégio poder estar gerindo a sua terra e sendo reconhecido pelas suas ações. Na oportunidade, o gestor destacou a sua felicidade em poder dar a sua parcela de contribuição no desenvolvimento de Tabocas e com a consciência tranquila de que as suas ações beneficiam desde a sede, até os mais longínquos recantos da área rural. Disse ser gratificante poder receber os deputados que representam o município, na Assembleia Legislativa do estado e na Câmara Federal e poder andar pelas ruas, participar de todos os movimentos festivos com a cabeça erguida, em sintonia com seus munícipes.

“O termômetro de que estamos no caminho certo, é esse reconhecimento popular. Sabemos que muito já foi realizado em todas as áreas, no entanto, ainda há muito por se fazer. Exatamente essa confiança, esse apoio incondicional da população serão decisivos em nossa caminhada a frente do executivo municipal”, declarou Beto.

Economia

Com um PIB acima da média regional, o parque solar com energias renováveis, implantado no município, fez Tabocas decolar e foi uma das cidades que mais cresceu o PIB nacional entres 2015 e 2018.

Com esses investimentos nos três parques de energia solar elevou o PIB do município e fez Tabocas decolar no ranking nacional, segundo os dados divulgados pelo IBGE. Considerando-se a diferença de posição no ranking nacional do PIB do Município, a cidade baiana de Tabocas teve um dos maiores avanços, entre 2015 e 2018.

O pequeno município Tabocas teve a segunda maior ascensão no ranking do PIB nacional. Subiu 1.554 posições, indo do 3.986ª para o 2.432ª colocação, principalmente devido ao aumento da arrecadação de imposto de importação de equipamentos para geração solar.

Os investimentos na cidade iniciaram em fevereiro de 2016, início da construção do parque solar Novo Horizonte, empreendimento de U$$ 110 milhões da Enel Green Power, uma multinacional da energia.

O parque já está em operação, com capacidade instalada de geração de 103 MW. Estes dois últimos parques entraram em operação entre junho e setembro de 2017. O parque solar Novo Horizonte é apoiado por um acordo de compra de energia (Power Purchase Agreement, – PPA, sigla em inglês) de 20 anos com a Câmara de Comercialização da Energia Elétrica (CCEE).

De acordo com o secretário de administração de Tabocas, Benvindo Modesto de Oliveira, o crescimento do PIB na cidade se deu “de forma astronômica”, mesmo a prefeitura tendo reduzido o Imposto Sobre Serviços (ISS) de 5% para 3% para a Enel e empresas terceirizadas, além de um grande potencial agrícola e uma forte pecuária de leite e corte.

PRAÇA 02 DE JULHO

Mensagem do prefeito

Manifesto aqui primeiramente o orgulho que sinto de morar nesta cidade, a qual por nada trocaria, onde contribuo com o meu trabalho para fazer desta cidade um lugar ainda melhor para se viver.

Quero neste momento oportuno parabenizar nossa querida Tabocas do Brejo Velho pelos 57 anos de Emancipação Política, terra amada de raízes profundas e variedades, joias raras que são a garra, honestidade e hospitalidade do seu povo.

Nós, filhos desta terra estamos de parabéns pela alegria de comemorar este dia com muito amor, paz e esperança de um futuro próspero.

Agradeço de coração vocês taboquenses a oportunidade de apresentá-los junto ao poder Executivo e reafirmo meu compromisso de trabalhar incansavelmente pelo desenvolvimento e bem estar desta terra de tamanho potencial humano.

Temos orgulho de sermos filhos de Tabocas e elevar teu nome por onde passar, de lutar e acreditar que o município merece e terá todo nosso respeito, dedicação e amor.

Feliz aniversário minha terra! Feliz aniversário meus amigos e conterrâneos taboquenses! Em especial, seguimos dispostos a servir ao lado daqueles que acalentam sonhos e desejam construir, com muita garra, um futuro melhor para nós e para as gerações futuras.

Prefeito Humberto Pereira

PRAÇA DE MARIQUITA


Compartilhe:

Comentários: