UFOB aumenta de 60 para 90, o número de exames diários da COVID-19

Agora o Laboratório conta com a extração automática de material genético e com isso bate recorde na agilidade de emissão de laudos.


 

O LAIVE-UFOB tem liberado os resultados das análises em menos de 24 horas.

Ivana Dias com Informações e Fotos da UFOB

O Laboratório de Agentes Infecciosos e Vetores -LAIVE da Universidade Federal da Bahia – UFOB, passa a realizar até 90 testes diários da COVID-19 por meio da técnica de RT-qPCR e bate recorde na agilidade de emissão de laudos. Anteriormente eram realizados  até 60 exames por dia, o incremento de 50% se deve ao uso da metodologia de extração automática de material genético (RNA) da amostra clínica.

O aparelho extrator automático de material genético substitui parte do processo antes realizado de forma manual e proporciona mais qualidade e agilidade na liberação das análises. O extrator é utilizado nas etapas iniciais da testagem das amostras das secreções de vias aéreas de casos suspeitos que o LAIVE recebe. Esse material biológico é preparado e levado ao aparelho, para que ali seja extraído o material genético  do vírus dessas amostras.

 

O extrator automático custa cerca de R$ 112 mil.

 

O parelho substituirá parte do processo antes realizado de forma manual.

O extrator automático custa cerca de R$ 112 mil  e foi adquirido pela Prefeitura Municipal de Barreiras, ele está no LAIVE-UFOB na forma de uma parceria. Além disto, municípios da região Oeste vinculados ao Consórcio Público Interfederativo de Saúde do Oeste – CONSOB e ao Consórcio Interfederativo de Saúde da Bahia do Rio Corrente –  CISBARC,  firmaram com o Ministério Público do Estado da Bahia e com a UFOB, o compromisso de fornecerem os insumos necessários ao novo método de extração.

De acordo com o coordenador do LAIVE,  Dr. Jaime Amorim,  essa parceria o laboratório poderá atender ainda melhor à população do Oeste baiano, pois a  rotina laboratorial torna-se mais ágil e mais produtiva. “É importante destacar que o LAIVE-UFOB é recordista na agilidade de entrega de resultados. Só para termos uma ideia, os resultados deste tipo de exame para COVID-19 são entregues, em média, em 72 horas por outros laboratórios públicos ou privados. O LAIVE-UFOB tem liberado os resultados em menos de 24 horas, o que o coloca entre os laboratórios mais rápidos do Brasil”, pontuou Amorim.

 


Compartilhe:

Comentários: