UPB: Participação das prefeitas e prefeitos baianos será fundamental para o sucesso da Marcha a Brasília, afirma Zé Cocá

Fonte: UPB Bahia

A XXIII Marcha a Brasília, programada para acontecer nos dias 25 a 28 deste mês, vai colocar em discussão importantes temas da pauta municipalista, afirma o presidente da União dos Municípios da Bahia (UPB) e prefeito de Jequié, Zé Cocá, destacando que, “assim como tivemos participação ativa nas marchas anteriores, reconhecida nacionalmente como exemplo de mobilização, é fundamental que nós, prefeitos e prefeitas baianas, participemos com força total”. Zé Cocá enfatiza ainda o papel da UPB na formulação das reivindicações do evento. “Conseguimos colocar a redução da alíquota do INSS como pauta prioritária dessa marcha, e precisamos nos mobilizar para pressionar deputados e senadores a atender nosso pleito”.

Outra pauta importante destacada pelo presidente da UPB é a luta pela aprovação da PEC 13/2021, que desobriga o investimento mínimo na Educação, durante 2020 e 2021. A proposta foi apreciada no Senado e enviada à Câmara dos Deputados, onde foi aprovada nesta quarta-feira (6) pela comissão especial criada para analisar o texto. Agora segue para discussão em plenário. “Precisamos pressionar os deputados a aprovar essa PEC, que vai impedir a punição dos prefeitos por algo que estava fora do nosso alcance, que foi a necessidade do distanciamento social por conta da pandemia, o que manteve as escolas fechadas no período”.

Promovida pela Confederação Nacional de Municípios (CNM) e apoiada pela UPB, a XXIII Marcha a Brasília, além das pautas destacadas por Zé Cocá, tem programação intensa, contemplando questões municipalistas que incluem temas como reforma tributária, piso nacional do magistério, contabilidade municipal, turismo e cultura, desafios do saneamento, planejamento territorial e habitação, transferências voluntárias da União, saúde e governança pós-covid-19, dentre outros.

A programação da marcha prevê ainda a apresentação das pautas municipalistas aos presidenciáveis, para cobrar deles o compromisso com a autonomia, o fortalecimento e o desenvolvimento do ente municipal.  Os gestores podem se inscrever para participar do evento no site: https://marcha.cnm.org.br/.


Compartilhe:

Comentários: